Poços é candidata a sediar os Jogos Escolares da Juventude 2014

Os representantes do COB estiveram na Prefeitura se reuniram com o vice-prefeito Nizar El Khatib, e o secretário de Esportes Albert Mareca

Poços de Caldas continua na lista das cidades escolhidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para sediar os Jogos Escolares da Juventude 2014, evento que contará com a participação de mais de quatro mil jovens de todos os estados brasileiros. O município é candidato junto com Salvador (BA) João Pessoa (PA), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Recife (PE).
Os representantes do COB estiveram na Prefeitura, na manhã de ontem (17), para reunião no gabinete, com o vice-prefeito Nizar El Khatib e o secretário municipal de Esportes Albert Mareca. Participou também do encontro, o presidente do Sindicato dos Hotéis do município, Alípio Vaz.
André Mattos, gerente de Esporte Estudantil do COB, avaliou que o município já sediou algumas edições dos Jogos Escolares da Juventude e tem condições de, mais uma vez, realizar com sucesso o evento, porque a cidade possui vários atributos, como extensa rede hoteleira, boa infraestrutura urbana, de serviços e esportiva.
Mattos informou que as demais cidades na disputa também estão sendo avaliadas e a decisão de quem sediará o evento sairá no final de maio. O integrante do COB acrescentou, ainda, que os jogos estão entre os cinco maiores eventos, com essa característica, do mundo e já contam com a participação de mais de dez milhões de jovens, desde a primeira edição em 2005.
Para o gerente dos jogos do COB, as Olimpíadas trazem resultados extraordinários, tanto no aspecto esportivo, como em retorno financeiro e de mídia aos municípios realizadores. De acordo com ele, são servidas, por exemplo, durante o evento, 56 mil refeições e reservados três mil leitos simultâneos, gerando 27 mil diárias na rede hoteleira. “Temos com isso, o aumento substancial da circulação de pessoas no comércio local”, lembrou.
Nizar e Albert comentaram que Poços tem condições de sediar um evento de tal porte, porque a cidade possui uma estrutura que contempla boa parte das exigências do caderno de encargos do COB. Para eles, a realização dos jogos tem total apoio da Prefeitura e também é do interesse da cidade, por isso, tudo que estiver ao alcance da atual administração pública será feito.