Thermas Antônio Carlos

Inauguração Thermas (71)

As águas termais de Poços de Caldas são conhecidas desde o final do século XVIII. Em 1786, Luís da Cunha Menezes já proclamava as virtudes curativas desta água que era usada no tratamento da lepra, doença que atingia uma grande parcela de pessoas naquele período. É desta época a lenda da caldeira de Pedro Botelho que associava as nossas águas à caldeira mais quente do inferno. Entretanto, foi somente a partir do século XIX que as fontes de águas termais passaram por um processo de enriquecimento científico no qual, a física e a química contribuíram, sobremaneira para o esclarecimento das propriedades curativas destas águas que já atraiam para Poços de Caldas grande quantidade de curistas. Estes que vinham prioritariamente para fazer a sua cura nas águas de nossa cidade ficavam hospedados entre 21 e 30 dias e chegavam na época das estações de águas, escolhidas entre os meses de Março, Abril e Maio, ou entre os meses de Agosto, Setembro e Outubro. Somente em 1886 foi inaugurado o primeiro balneário da cidade, o Pedro Botelho, no qual o Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Tereza Cristina se banharam quando vieram à cidade para inaugurar o ramal de caldas da Estrada de Ferro da Mogyana. Já em 1896 inaugurou-se o segundo balneário da cidade, o balneário dos Macacos na Praça Dom Pedro II. E em 1919 a Companhia Melhoramentos inaugurou o terceiro balneário chamado de Thermas.

No entanto, Poços de Caldas de acordo com a opinião dos médicos que aqui clinicavam ainda não era a moderna cidade balneária a exemplo das mais afamadas cidades da Europa que também possuíam fontes de águas medicinais em seu território. Foi somente a partir de 1927 que o então governador do estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada concedeu à cidade um crédito extraordinário para a remodelação urbana de Poços de Caldas a fim de transformá-la na primeira cidade balneária do Brasil. Consequentemente após o período das grandes obras que eram a remodelação do Palace Hotel, a implantação de um grande jardim, ou seja, o parque José Affonso Junqueira, as Thermas Antônio Carlos e o Palace Casino, Poços de Caldas tornou-se não só a primeira cidade balneária do Brasil, mas também a primeira cidade balneária da América Latina que fazia uso das águas termais, contribuindo para uma nova história do nosso município.

As Thermas Antônio Carlos foi portanto o primeiro estabelecimento termal do Brasil sob os signos da modernidade que a partir de 1931, data de sua inauguração, passou a oferecer uma série de serviços e tratamentos corporais a partir do uso da água termal, até então inexistentes no Brasil. O projeto do arquiteto Eduardo Pederneiras reflete tendência de época com predominância de estilo neoclássico, de partido hexagonal. Compõe-se de quatro níveis organizados em vestíbulo, hidrologia para banhos (feminino e masculino), duchas (circular, chicote e Vichy), saunas (masculina e feminina), sala de mecanoterapia com aparelhos que vieram da Alemanha na década 20, setor de inalação e pulverização, administração e salas especiais onde se realizam limpezas de pele, massagens corporais e faciais e escalda-pés. O prédio é administrado pelo município através de um contrato de comodato assinado entre a Hidrominas, hoje CODEMIG e a Prefeitura Municipal.

Autoria do texto: Jussara Marrichi

Endereço: Praça Pedro Sanches, s/n – Centro
Horário de funcionamento: de terça à domingo das 9 às 20h.
Site: www.pocosdecaldas.mg.gov.br

Informações Importantes

Possuímos  um cardápio com 30 tipos de serviços que são oferecidos no prédio.
Os agendamentos de limpeza de pele, hidratação facial com massagem facial, rejuvenescimento, reiki, barra de access, massagens, reflexologia, manicure e pedicure com água termal, depilação, design de sobrancelha e yoga são feitos diretamente no local.

Informações Diversas

- Confira no setor de informações das Thermas sobre os pacotes de serviços oferecidos.
- O caixa encerra as vendas às 19:30h.
- Não fazemos agendamentos por telefone.
- Não aceitamos cartões de crédito, débito ou cheque.
- No espaço é possível alugar toalhas de banhos.