Você está em:

Poços e suas águas Hidrominerais e Termais

Impossível falar de Poços sem citar suas famosas águas hidrotermais.
Um dos grandes motivos de orgulho da cidade, elas são conhecidas pelas
características terapêuticas, atraindo turistas de todas as partes há muito
tempo. São diversas minas, de onde brotam esse precioso líquido, que deu
fama a cidade e a firmou no circuito de turismo medicinal.

Fonte dos Amores

Bem Cultural Tombado
 
10476327_725321537509269_586443401_n

Criada em 1929, aproveitando os recursos naturais da Serra de São Domingos, a Fonte dos Amores atrai pelo ar romântico. Um tênue véu de água cai de grande altura pelos degraus de pedra no meio de um bosque, deixando transparecer de quando em vez um pedacinho do céu. No espaço existem 5 fontanários de água mineral, cada um homenageando um ponto turístico da cidade. Além disso, animais da fauna do Parque da Serra de São Domingos, como os macacos passeiam e interagem com os visitantes. Além da natureza, outro grande atrativo do local é a estátua em mármore de dois jovens abraçados, retratando o amor, esculpida pelo italiano Giulio Starace. Em uma placa de bronze ao lado, se pode ler o poema de Alberto de Oliveira: “Neste recanto o amar tudo convida/ Que amor é vida,/ Amai!Amai!/ Mas, a quem pôs aqui tanta beleza/ A alma da natureza/ Uma oração mandai:/ Orai!Orai!”.

É da Fonte dos Amores que parte a principal trilha do Parque da Serra de São Domingos, ligando o centro da cidade até o Cristo Redentor.

Endereço: Rua Piauí, 1 – Centro
Telefone: (35) 3697-2306
E-mail: cit@pocosdecaldas.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta: 8h às 17h30 | Sábados, domingos e feriados: 8h às 18h.

Fonte dos Macacos / Balneário Dr. Mário Mourão

Bem Cultural Tombado
 
10509399_729276267113796_874277351_o

A fonte da Praça dos Macacos é a mais visitada da cidade. As águas sulfurosas e termais possuem características terapêuticas, composição alcalina, bicarbonatada, sulfetada e hipertermal. A fonte abastece o Balneário Dr. Mario Mourão e tem natureza antiácida, colestocinética, colerética fraca, laxante intestinal, desintoxicante, estimula a formação da bílis, excita o intestino e dessensibiliza. É indicada para gastrite, hiperacidez, úlcera gastroduodenal, insuficiência hepatobiliares com constipação intestinal, prisão de ventre habitual, intoxicação em geral, doenças alérgicas, dermatoses de causa intestinal, colite com prisão de ventre.
O Balneário Dr. Mario Mourão foi inaugurado em 14 de março de 1975. Sua fachada foi construída toda em mármore e vidro. O balneário atende somente a banhos de imersão, cobrando taxas diferenciadas para pessoas de terceira idade e para adultos. Para os banhos há dez cabines masculinas e femininas com banheiros distribuídos em duas alas.

Endereço: Praça Dom Pedro II, s/n
Telefone: (35) 3697-2306 | (35) 3697- 2316
Site: www.pocosdecaldas.mg.gov.br | E-mail: cit@pocosdecaldas.mg.gov.br
Horário de funcionamento: a fonte tem acesso livre, 24 horas.

Fonte Pedro Botelho/ Fonte do Leãozinho

Bem Cultural e Natural Tombado
 
 
10519256_729279410446815_1388362340_n

 A Fonte Pedro Botelho faz parte do patrimônio do Complexo Hidrotermal e Hoteleiro de Poços de Caldas. As águas que brotam nesta fonte são de natureza alcalina, bicarbonatada, sulfetada e hipertermal. A temperatura é de 45ºC, entre as fontes de água sulfurosa quente é a de temperatura mais elevada. Segundo o médico Pedro Sanches de Lemos, é crença popular que a caldeira de “Pedro Botelho”, um dos nomes do diabo, é a mais quente do inferno. Dessa superstição originou-se o nome da primeira fonte do grupo. No mesmo local encontram-se as nascentes Chiquinha e a Mariquinhas. O local é conhecido popularmente como “Fonte do Leãozinho”, nome sugerido pelo chafariz em forma de leão, esculpido em mármore. Destaca-se não apenas pelo aspecto arquitetônico-paisagístico, mas também por sua importância como nascente abastecedora das Thermas Antônio Carlos e da piscina do Palace Hotel. Na mesma praça está localizado o Calendário Floral, indicando o dia, mês e ano através de canteiros modelados.

Especificações: água de natureza antiácida, colestocinética, colerética fraca, laxante intestinal, desintoxicante, estimula a formação da bílis, excita o intestino, dessensibiliza. Entre suas indicações estão: gastrites, hiperacidez, úlceras gastroduodenais, insuficiência hepatobiliares com constipação intestinal, prisão de ventre habitual, intoxicações em geral, doenças alérgicas, dermatose de causa intestinal e colite com prisão de ventre.

Endereço: Praça Elisiário Junqueira, s/n
Telefone: (35) 3697-2306
Email: cit@pocosdecaldas.mg.gov.br
Horário de funcionamento: Acesso livre

Fontes de Águas Minerais


Foto: Paulo Tothy

O município conta com um grande número de fontes e fontanários, com águas sulfurosas e minerais ou apenas minerais. Abaixo temos a relação das fontes de Poços de Caldas:

Fonte Martinico do Prado
A fonte de propriedade radioativa está localizada ao lado do Palace Casino é
uma das preferidas da população e dos visitantes. Suas águas brotam do solo
a uma temperatura de 17º C.

Fontanário Antônio Rubbo
Este fontanário, localizado em frente à prefeitura, abriga três fontes. As fontes
Sinhazinha e Dona Amélia que são medicinais e a Fonte José de Jacob, de
água mineral pura e cristalina.

Fonte do Monjolinho
Fonte de águas radioativas e de ação diurética, a fonte do Monjolinho é uma
fonte bastante procurada pela população poços-caldense.

Fonte Santa Theresinha
Localizada em frente ao cemitério, a fonte possui água mineral, própria para o
consumo.

Fonte Santana
Água radioativa, com temperatura de 17ºC. Está localizada à avenida
Francisco Salles junto ao Hotel Nossa Senhora de Fátima e é aberta ao
público.

Balneário Dr. Mário Mourão
Destinado para banhos de imersão que são realizados em cabines individuais,
composta por banheira, pia, espelho e todo aparato necessário para conforto e
comodidade do banhista. A água utilizada nos banhos sai diretamente da fonte
a uma temperatura de 41 ºC. Dessa maneira, os banhistas podem relaxar e
desfrutar das propriedades medicinais das águas termais.

Fonte Sinhazinha
Na rua Pernambuco, 735, a água brota a temperaturas que variam de 16C a 20C. Mais fria, tem propriedades alcalinas e sulfídricas, indicadas para quem sofre de gastrite hipoclorídrica, insuficiência hepática e diabete.

Fontes Chiquinhas e Mariquinhas
As águas têm natureza alcalina,sulfídrica e hipertermal. Diz-se que têm ação antiácida e laxante intestinal. Entre as águas minerais naturais radioativas, destacam-se as das fontes dos Amores, Frayha, Santana, Vila Cruz e Martinico Prado. Com tantos recursos, quem passeia por Poços desfruta dos benefícios de uma das melhores estâncias hidrominerais do País, rodeado por belas paisagens e do agradável clima das montanhas.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social