Prefeito se reúne com Movimento Poços na Linha

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço recebeu, na tarde desta quinta-feira (14), no gabinete, os integrantes do Movimento Poços na Linha, acompanhados do assessor de relações públicas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Geraldo Godoy, e do representante do Instituto História do Trem, Denis Esteves.
A Prefeitura contratará, ao custo de R$ 30 mil, o estudo de viabilidade técnica para a implantação do trem turístico em Poços de Caldas, junto à ABPF. De acordo com o jornalista Rubens Caruso, entusiasta do projeto, o estudo é fundamental para a conclusão dos trabalhos e subsidiará o cadastramento do município junto ao Ministério do Turismo. A expectativa é que a cidade receba de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões para a implantação da linha férrea.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço informou que a contratação está em tramitação na Prefeitura. “A volta do trem turístico foi uma das nossas propostas de campanha e estamos dando sequência ao projeto. Sempre nos manifestamos a favor da volta do trem porque entendemos que será muito importante para o município, já que este atrativo turístico tem tido sucesso em todos os lugares onde foi implantado”, destacou o prefeito. Ele afirmou que, após a conclusão do estudo, o município fará os procedimentos necessários para a viabilização de recursos.
Já o representante da ABPF explicou que, pela parceria proposta, a aquisição das locomotivas e carros, manutenção e operacionalização do sistema devem ficar sob a responsabilidade da associação, que tem 35 anos de experiência e mantém oito trens turísticos em funcionamento, em diversas localidades do país, como as linhas Campinas/Jaquariúna e São Lourenço/Soledade de Minas.
Após a conclusão do processo de contratação, o estudo de viabilidade técnica deve ser finalizado em um prazo de 30 dias. O projeto, de caráter turístico e cultural, prevê a reconstrução do ramal ferroviário entre a estação Poços de Caldas (Fepasa) e a estação Bauxita, trecho de aproximadamente 10 km, de grande importância histórica.