Rádio Libertas passa por manutenção

Equipamento foi danificado por descargas elétricas

A Rádio Libertas, emissora oficial do município, operando em 99,5Mhz, está fora do ar desde 26 de outubro. O secretário municipal de Comunicação Social, Fábio Zambrano, informa que dois transmissores da rádio foram avariados devido a descargas elétricas no alto da Serra de São Domingos, onde estão instalados os equipamentos da Libertas FM.
“A Prefeitura aguarda relatório técnico da empresa responsável pelo fornecimento dos aparelhos, sediada em Santa Rita do Sapucaí (MG), para que a rádio opere novamente com toda sua capacidade”, informa o secretário. A expectativa é de que a Libertas volte a funcionar até o fim do mês.
­­­­­­­Manutenção
Desde março de 2011, quando venceu o contrato mantido com a empresa prestadora de serviços de manutenção dos transmissores, a Transmissão Fazzi Ltda, a Libertas está sem uma empresa responsável  pela manutenção dos seus equipamentos de retransmissão. “Não por falta de esforços da SECOM ou de outros setores da Prefeitura envolvidos na contratação de serviços, mas pela ausência de empresas interessadas na contratação, que se enquadrassem nas exigências do edital”, destacou o secretário.
Em 2012, foi publicado um novo edital, com alterações sugeridas pela Procuradoria do município e a licitação está em andamento, devendo ser concluída até o final do ano.

Avarias
Com as recentes chuvas, ocorreram incidências de descargas elétricas no alto da Serra de São Domingos, que danificaram o equipamento, com  avaria nos componentes elétricos e eletrônicos dos dois transmissores: o principal e o transmissor reserva.
O transmissor principal, de fabricação da Teletronix, empresa sediada em Santa Rita do Sapucaí, tem 3.000 watts de potência, foi adquirido pela Prefeitura no ano de 2009, com  fabricação no mesmo ano e a compra foi efetuada na atual administração. O transmissor reserva é mais antigo, com apenas 25 watts de potência e fabricação da Teclar, modelo TEC104.
Zambrano destaca que, assim que os problemas ocorreram, em outubro deste ano, foram realizados contatos com a empresa Teletronix, “que por sua vez nos informou que o laboratório de conserto dos equipamentos estava mudando de localidade de atendimento e teríamos que aguardar. Continuamos com o transmissor funcionando com uma potência mais baixa, mas que garantia o funcionamento, até que o equipamento parou de funcionar de vez”.
No dia 29 de outubro,  a parte avariada foi enviada para a Teletronix, retornando a Poços no dia 1º de novembro. “A parte do equipamento que voltou da assistência técnica, foi posta em funcionamento, mas não ficou dentro dos padrões necessários para o sistema de transmissão. Mandamos o equipamento novamente pra Teletronix, só que desta vez foi o transmissor inteiro”, diz o secretário, informando ainda que todos os envios do equipamento do município são acompanhados de Nota Fiscal de Remessa , que são documentos públicos e podem ser consultados a qualquer momento. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas possui todos os documentos constantes destes procedimentos e memorandos informando os devidos departamentos e secretarias públicas sobre as ações tomadas em relação a este momento de manutenção da emissora.
Na próxima segunda, 19, a Teletronix passará o relatório de análise  técnica e o prazo do conserto. “Então, teremos uma posição final sobre quando a Libertas entrará no ar novamente. Mas a expectativa é de que até o final do mês já possamos seguir com a programação normal da rádio”, conclui Fábio Zambrano.