Município promove Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza, a partir da próxima segunda-feira (19), a Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O objetivo é chamar a atenção da comunidade sobre o tema e propor ações de combate e conscientização.
O evento acontece em referência ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, celebrado no dia 25 de novembro e proposto em 1981, no primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe, realizado na cidade de Bogotá, na Colômbia.
A data foi escolhida em homenagem às irmãs Mirabal – Pátria, Minerva e Maria Tereza -, conhecidas como Las Mariposas. Ativistas políticas, as irmãs, nascidas na República Dominicana, foram brutalmente assassinadas em 1960, pelo governo do ditador Rafael Trujillo.
Mais de 30 anos se passaram desde a instituição da data, mas muitas mulheres foram e continuam sendo mortas e violentadas das mais distintas formas. “O objetivo da semana é colocar a discussão sobre a violência de gênero na pauta do dia e chamar a atenção das pessoas para o tema que, infelizmente, faz parte do cotidiano e está próximo de nós”, avalia a presidente do Conselho, Marlene de Fátima Silva.
A programação conta com palestra, mesa-redonda e ações que promovem a autoestima da mulher. “Queremos que as mulheres vítimas de violência saibam que o município conta com uma rede de enfrentamento que oferece apoio, orientação e acompanhamento especializado a pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos. Além disso, pretendemos também debater a questão dos agressores, fechando o ciclo de atendimento no caso de violência contra a mulher”, explica.
A Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o apoio da Prefeitura, Colégio Integral, SENAC, SESC e Emy Perfumaria.
Programação
19/11 – Abertura e Palestra Magna – “Diretrizes críticas para o trabalho de intervenção com homens que exercem violência contra as mulheres” – Palestrante: Cláudia Natividade
Horário: 19h
Local: Auditório da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) – Rua Corumbá, 72 – Jardim dos Estados – Poços de Caldas – MG