Comunidade discute reciclagem e responsabilidade social

Evento na Urca contou com parcela representativa da comunidade para discutir reciclagem

Evento organizado pela Comissão Municipal Socioambiental reuniu, durante toda a quinta,9, no Espaço Cultural da Urca, agentes envolvidos no processo de reciclagem em Poços de Caldas. Estiveram representados associações, movimentos, organizações, poder público e universidades, com o objetivo de esclarecer e mostrar a importância da reciclagem do lixo, dentro da perspectiva da nova coleta, implantada no último dia 1°.

“Minha história com a reciclagem começou quando eu era gari. Eu vivia do que as pessoas descartavam”, conta Marcio Cassio dos Santos, um dos organizadores do evento, responsável pela cooperativa Recriando e membro da Comissão Socioambiental. Coube a ele a abertura do evento e também a explanação, em linguagem acessível, sobre o aquecimento global, pela manhã, além de outras intervenções na parte da tarde.

Pela Prefeitura, falaram o secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni e o vice-prefeito Flávio Faria. No final da manhã, o prefeito Sérgio Azevedo também deixou sua mensagem de apoio às iniciativas abordadas no encontro. Participaram ainda do evento, os vereadores Lucas Arruda e Alvaro Cagnani.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Poços está servindo de exemplo para outras cidades da região  com a nova coleta seletiva e citou a cidade de Varginha que introduziu o mesmo esquema, com a própria empresa responsável pela coleta do lixo fazendo também a do reciclável em dias alternados da semana.

“Estamos em um período de transição e este é um modelo que também pode ser aperfeiçoado. Para isso, contamos com a ajuda de todos. Nossa meta é coletarmos de 20 a 30% de recicláveis de todo o lixo recolhido. Já estamos tendo ótimos resultados, com a união dos esforços dos nossos servidores, das zeladorias regionais, dos garis, da sociedade, dos movimentos, das cooperativas e agora também com o auxílio dos agentes comunitários de saúde, mas podemos melhorar muito”, disse Biagioni, dirigindo-se à plateia, composta em grande parte por servidores da Secretaria de Saúde.

A intenção da Comissão Socioambiental é unir os agentes que atuam nos PSFs e também os de endemias, que trabalham no combate à dengue, e que têm contato direto com a população em suas casas, para que sejam transmissores de informações e incentivem a separação correta do lixo úmido do reciclável.

Um trabalho semelhante também poderá ser desenvolvido nas escolas, desta vez pela Comissão Municipal que irá instituir um novo modelo para a Educação Ambiental nas escolas (Promea), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A comissão iniciará atividades nas unidades escolares no final deste mês e um dos temas a serem abordados será a coleta seletiva. A informação foi repassada pelo presidente do Promea, Gustavo Fonseca.

Outro integrante da comissão Promea, Nanci de Moraes, diretora da Autarquia Municipal de Ensino, destacou o protagonismo dos agentes envolvidos com a reciclagem. “Hoje, estamos sendo educados por eles, pelo pessoal da coleta seletiva. E isso é fantástico, pois não se trata de um projeto de uma administração, mas é de toda a sociedade, todos temos que nos unir em prol do nosso meio ambiente.”

A manhã foi encerrada pela fala do representante do movimento “A Cidade que Engole Rios”, José Edilberto da Silva Rezende, que mostrou a importância do correto descarte do lixo, através de explicações sobre o ciclo das águas. De acordo com ele, por meio da chuva, toda substância descartada incorretamente no meio ambiente, é carreada para o subsolo e alimenta o ciclo, inclusive das águas sulfurosas, nosso maior patrimônio.

Tags: