Garis recebem capacitação sobre lixo reciclável

Secretaria de Serviços Públicos realiza capacitação para funcionários da Liarth

Os 55 funcionários da empresa Liarth, responsável pela coleta do lixo doméstico em Poços de Caldas, receberam capacitação sobre separação e reciclagem de lixo. Uma das reuniões ocorreu na manhã desta terça, 7, na sede da empresa. A capacitação foi realizada por equipe da Secretaria de Serviços Públicos (SSP) e também contou com representantes das cooperativas de reciclagem do município.

De acordo com o secretário Tiago Biagioni, da SSP, estas capacitações integram as ações dentro do projeto da nova coleta de recicláveis em Poços, que passou a ser feita pela empresa Liarth, em dois dias da semana, desde o último dia 1°. “Os dias escolhidos para a coleta exclusiva do lixo seco (recicláveis), foram as quartas e quintas, quando o volume recolhido, segundo estudos realizados pela própria empresa, é menor”, aponta Tiago.

Por meio da capacitação, os garis, também passam a ser agentes disseminadores de informações, já que estão em contato direto com os moradores, contribuindo para a correta separação do lixo. No mês de julho, a Prefeitura confeccionou 80 mil folhetos explicativos sobre a separação de recicláveis, que foram distribuídos por equipes da SSP. A campanha de orientação conta ainda com vídeos institucionais divulgados nas redes sociais e nas emissoras de TV.

O gerente local da Liarth, Winer Marcos Benevides, informa que, neste período de transição, as pessoas ainda estão tendo dificuldades na separação do lixo. “Precisamos de uma colaboração maior da população. Nossos coletores não podem conferir o que tem em cada saco de lixo. Esta separação quem faz é o pessoal das cooperativas. Então, se perceberem que o lixo não foi separado corretamente, não será feita a coleta e, a partir de agora, será utilizado um adesivo com os dizeres: ‘Lixo não coletado por separação incorreta do lixo úmido do seco’”.

Com a nova coleta seletiva, a expectativa da Prefeitura é ampliar consideravelmente o volume dos recicláveis coletados. Atualmente, são coletadas cerca de 3.500 toneladas de lixo por mês no município e a estimativa é que, deste montante, aproximadamente 1.000 toneladas sejam de recicláveis misturados ao lixo úmido que são descartados no aterro controlado. A nova coleta, que passou a abranger 100% da cidade, traz eficiência e qualidade ao trabalho, que passou a contar com 12 caminhões e não mais cinco, utilizados anteriormente pelas cooperativas.

Mais informações sobre a nova coleta seletiva podem ser obtidas no site da Prefeitura no link https://bit.ly/2NWnIKNou pelos telefones 3697-2075 (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) e 3713-6843 (Empresa Liarth).

Tags: