Concurso de Qualidade dos Cafés terá fase regional este ano

Inscrições foram abertas nesta segunda (6)

Inscrições foram abertas nesta segunda (6)

Foi lançado nesta segunda-feira (6), pela manhã, o XI Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas. O evento, que reúne produtores do município, este ano traz como novidade a pré-seleção por regiões e a distribuição de mais prêmios aos concorrente. As inscrições vão até 14 de setembro e a final está marcada para o dia 13 de outubro, às 14h, no Palace Casino.

A cerimônia de lançamento foi realizada na sede da Café Poços e contou com a participação do vice-prefeito, Flávio Faria, do secretário/interino de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Hudson Vilas Boas, do vereador, Lucas Arruda (representando à Câmara Municipal) e ainda de lideranças comunitárias, sindicais, de associações e demais órgãos de apoio e fomento à cultura do café. Os secretários municipais, Ana Alice de Souza (Administração) e Marcos Sansão (Defesa Civil), também participaram.

O concurso é realizado anualmente pela prefeitura, através da Divisão de Fomento Agropecuário da SMDET, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Poços de Caldas, da CaféPoços, Sebrae, IFSuldeminas (campus Machado), Cafés Vulcânicos e Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Vanessa Barzagli, coordenadora da Divisão de Fomento Agropecuário, informa que, pela primeira vez, o concurso contará com avaliação regionalizada. Segundo ela, haverá pré-seleção por região e até dez participantes por setor vão disputar a fase final. “Com o formato deste ano, a expectativa é de uma maior participação dos cafeicultores”

Para o concurso, podem se inscrever todos os agricultores do município, porém, com apenas lotes de café Arábica produzidos no ano/safra nas seguintes categorias: Café Natural, Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Cada cafeicultor poder participar com apenas um lote por modalidade das respectivas categorias.

Flávio afirmou que as mudanças no concurso foram discutidas e feitas a várias mãos e que o objetivo é valorizar mais o produtor rural, com maior aproximação do cafeicultor e, assim, conseguir agregar valor à produção. Hudson disse que ao assumir, como interino a SMDET, foi informado sobre o concurso e reconheceu a importância que a iniciativa tem no sentido de estimular o produtor e melhorar ainda mais a safra.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, localizada à rua Pernambuco,265 – 1º andar, ou, na Emater, à rua Pernambuco, 299.

Tags: ,

No comments yet.

Leave a Reply