Prefeito assina ordem de serviço para construção da UPA

O prefeito Paulo César Silva assinou, na última sexta-feira (3), Ordem de Serviço para o início da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo III, na zona leste do município.
A Ordem de Serviço 012/11 prevê a contratação da empresa Ribeiro Alvim Engenharia Ltda. para fornecimento e instalação de unidade de módulo pré-fabricado que abrigará a UPA. O valor do contrato é de R$ 3,6 milhões, com prazo de execução de 120 dias.
O Ginásio Francisco Luz, localizado próximo à Delegacia Regional de Polícia, foi demolido pela Prefeitura para dar lugar à Unidade de Pronto Atendimento, que irá atender os casos de urgência e emergência do município. Hoje, este atendimento é feito na Policlínica Central e no Hospital Margarita Morales, na zona sul. A unidade será construída com recursos dos governos federal e estadual.
De acordo com a secretária de Projetos e Obras Públicas, Cibele Melo Benjamim, a ordem de serviço já foi lançada no sistema e aguarda liberação de Brasília, com depósito em conta do valor da obra. O prazo de 120 dias passa a contar a partir da data do depósito e pode ser estendido para até 150 dias.
Pelo projeto licitado, a área construída terá 1.980 m² e contará com raio x, sala para urgência e emergência, sala de isolamento, três enfermarias (masculina, feminina e pediátrica), com quatro leitos cada; sala de ortopedia e gesso, sala de assistente social, sala para classificação de risco, consultórios (adultos e pediátrico) e salas para medicação e inalação. A unidade estará apta a realizar 700 atendimentos por dia.
Para o secretário municipal de Saúde, Júlio Balducci, a obra irá desafogar a Policlínica. A UPA vai atender a todos os casos graves de urgência/emergência encaminhados pelo SAMU, Bombeiros ou Policia ou mesmo pela chegada espontânea por populares, com rigorosa triagem. Os equipamentos para montagem da Unidade de Pronto Atendimento serão adquiridos em parceria entre município e Estado. Já o prefeito Paulo César Silva destacou a importância da obra não só para o município, como também para a região.
Foto: Ginásio Francisco Luz foi demolido para dar lugar à UPA