Você está em:

Saúde reafirma compromisso com a AACD e desmente fechamento da unidade de Poços

SECRETARIA DE SAÚDE 1

Tem circulado nas redes sociais, a falsa notícia de que a unidade da AACD, a Associação de Assistência à Criança Deficiente de Poços, poderá ser fechada. Na cidade desde fevereiro de 2011, a instituição atende a pacientes de Poços. Construída com verba arrecadada pelo Teleton, iniciativa realizada com este objetivo, o custeio da entidade local é feito pelo repasse mensal de R$ 110 mil (cento e dez mil reais) da Prefeitura, além do apoio da matriz, em São Paulo. O atraso nos três últimos repasses devidos pela Prefeitura tem sido usado para difundir o boato de fechamento da unidade, informação que não procede, segundo o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva. “Estive em contato telefônico nesta manhã, com o superintendente da AACD em São Paulo, que descartou esta possibilidade de fechamento. Também não foi confirmada esta informação de que um empréstimo teria sido feito pela AACD de Poços, para pagamento de 13º salário. Inclusive mantemos contatos constantes com a entidade e muito nos estranha o posicionamento supostamente da AACD local, feito de maneira não-oficial, por meio de reuniões paralelas, sem a participação da Prefeitura e com o vazamento de informações que não condizem com a realidade. Trata-se de uma postura improdutiva, equivocada e que só traz tumulto ao invés de solução. Nós temos consciência de que há atraso nos repasses mas temos preocupação em manter diálogo constante e por isso fomos pegos de surpresa pela divulgação destas informações”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os dois próximos repasses já estavam agendados antes mesmo destas falsas informações começarem a circular. “Já havia um empenho feito anteriormente, para um pagamento nesta sexta, 13 e referente à parcela de abril. O pagamento referente à parcela de maio já está agendado para a próxima semana e na sequência viabilizaremos o pagamento da parcela de junho. Já a quarta parcela devida, depende da apresentação de uma prestação de contas que a entidade ainda não fez”, esclareceu o secretário.

O secretário de Saúde reforça ainda que reconhece a extrema importância de instituições como a AACD e lembra que a falta de repasses do Governo de Minas tem sido um problema diário a ser administrado pela Prefeitura, com o objetivo de manter todos os serviços prestados à população, em funcionamento. “Sou um dos fundadores e fui o primeiro presidente da AACD em Poços, então é óbvio o carinho que eu tenho por esta instituição e também o meu empenho em mantê-la na cidade. Além da AACD, temos convênios com outras entidades igualmente importantes e fundamentais para a complementação dos serviços do sistema público de saúde. Já está em aproximadamente 32 milhões de reais, a dívida do Estado de Minas com a Secretaria de Saúde, em repasses devidos e não feitos e isso impacta diretamente no nosso trabalho que tem sido constante e incansável. Enquanto esta situação não se resolver, teremos atrasos em repasses e pagamentos, sem dúvidas, mas estamos aqui para sempre dialogar e chegar a soluções que visem o bem da população”.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social