Você está em:

Pacientes de Poços têm acesso a limpeza de pele, drenagem linfática e massoterapia pelo SUS

Procedimentos são oferecidos na Policlínica Central, mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde

Procedimentos são oferecidos na Policlínica Central, mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde

Todos os dias, de segunda a sexta, são 12 atendimentos de massoterapia, 11 de limpeza de pele, além dos casos que pedem a aplicação da drenagem linfática facial. Este é o número de pacientes atendidos nas duas salas equipadas na Policlínica Central, especialmente para estes serviços. A jovem Mariane Cardoso, 16, se surpreendeu quando foi encaminhada pela unidade básica de saúde onde é atendida, para a limpeza de pele. “Eu não sabia que tinha este serviço pelo SUS e é muito importante. Tenho certeza que vai ser ótimo pra mim e pra outras pessoas também”, elogiou.

Todos os atendimentos são agendados mediante indicação médica dos profissionais das unidades básicas de saúde. Já a necessidade de continuidade do tratamento ou até mesmo de um retorno pode ser verificada também pelas esteticistas. “Recebemos o encaminhamento das unidades e já fazemos o agendamento. No início até sobrava vaga, agora a procura já está mais constante, as pessoas estão vindo e saindo felizes com o atendimento”, contou Monalisa Ricci, coordenadora da Policlínica Central.

A limpeza de pele, com duração média de uma hora e meia é para tratamento de todos os graus de acne, que em estágios avançados pode ocasionar distúrbios psicológicos e isolamento social. Já a drenagem linfática facial é para diminuir a retenção de líquidos, indicada para pré e pós operatório facial e tem duração de 30 minutos. A drenagem linfática e a massagem terapêutica são atendimentos indicados para diversos tratamentos como de artrite, artrose, lombalgia, distensão muscular, depressão e fibromialgia, entre outros.

Os serviços foram implantados no Sistema Único de Saúde de Poços, depois que duas massoterapeutas e três esteticistas que atendiam nas Thermas Antônio Carlos, foram realocadas no quadro de funcionários do Município, com a administração do balneário passando a ser de responsabilidade da Codemig, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. “Foram três anos nas Thermas e lá atendia mais turistas. Essa abertura para usuários do SUS é muito benéfica para a população de Poços. Antes o fim era mais estético, agora está voltado mais para a saúde e tem sido muito bom participar disso”, afirmou a esteticista Eliza Mara Vieira Marcondes Abreu.

Os procedimentos estão previstos na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, as PICs. “Está dentro dos nossos objetivos, ampliar as PICs e além deste trabalho na Policlínica Central, temos o reiki introduzido na nossa rede por meio do voluntariado, a auriculoterapia já oferecida em diversas unidades e o projeto piloto de cultivo e uso de plantas medicinais na UBS Santa Rosália/ Santana. Estas práticas não substituem os procedimentos tradicionais mas já há evidências de que elas complementam de forma satisfatória, diversos tratamentos, trazendo mais bem estar e qualidade de vida aos pacientes”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social