Jardim Botânico promove Curso de Brigadista de Incêndio

O período de inverno de 2017 não será facilmente esquecido, principalmente para o Corpo de Bombeiros que trabalhou muito para combater queimadas em diversos pontos da Serra de São Domingos e na Serra do Selado, em Poços de Caldas. Um incêndio também devastou parte da mata na Pedra Branca, uma área de preservação ambiental extremamente importante, localizada em Caldas.

Nessas operações trabalharam bombeiros e equipes de brigadistas voluntários, entre eles funcionários da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC). Agora, esse mesmo grupo vai participar do I Curso de Brigadista de Incêndio, promovido pela própria instituição, no início da próxima semana, de 16 a 18 de julho, em dois períodos, das 8h às 11h e das 13h às 17h20. Ao final, os participantes receberão certificados.

O curso será ministrado pelo Corpo de Bombeiros para 30 participantes, a maioria de setores do Jardim Botânico, e os módulos serão divididos em teóricos e práticos. Nos dois primeiros dias serão dadas orientações sobre prevenção e combate a incêndios, principalmente nesta época do ano de poucas chuvas e vegetação extremamente seca.

No dia 18, último do curso, as atividades serão práticas com orientações de campo sobre as formas corretas de prevenção e combate a incêndios em extensas áreas de vegetação. As simulações serão realizadas em espaços no próprio Jardim Botânico e contarão com a orientação do Corpo de Bombeiros.

Éric Arruda Willians, diretor-técnico do Jardim Botânico, diz que é importante contribuir com o Corpo de Bombeiros na prevenção e combate a incêndios, em áreas de preservação ambiental, porque elas são locais de pesquisa da FJBPC, que tem trabalhos voltados à conservação da flora e manutenção da biodiversidade do planalto de Poços de Caldas, onde existem algumas espécies ameaçadas. “Em 2017, no período de seca quando o Corpo de Bombeiros esteve sobrecarregado, já participamos das ações de combate a incêndio”, lembrou.

Ocorrências de 2017
De julho a setembro de 2017, as ocorrências provocaram grandes danos ao meio ambiente na região. No final de julho, um incêndio destruiu 15 mil m2 de vegetação da Serra de São Domingos. A área atingida equivale a um campo e meio de futebol. Em setembro, outra queimada de grandes proporções consumiu parte da vegetação da Serra do Selado, próximo ao bairro Primavera, Zona Leste, também em Poços.

Em 19 de setembro, o Corpo de Bombeiros combatia novo incêndio na Serra de São Domingos. Horas depois, a corporação foi chamada a controlar uma forte queimada na reserva da Pedra Branca, em Caldas. Parte do destacamento foi mobilizada e, junto com 40 voluntários, iniciaram o combate às chamas. O fogo foi controlado após uma semana.

Em alguns casos os incêndios são criminosos e, como forma de prevenção, a Secretaria Municipal de Defesa Social tem pedido a colaboração da população para denunciar atos suspeitos de pessoas ateando fogo às matas e terrenos baldios da cidade. A denúncia pode ser feita pelo telefone da Guarda Municipal, 153.