Você está em:

Cerimônia premia os vencedores do 1º Concurso Estudantil Publicitário alusivo às drogas

premiacao drogas 01

Cerimônia premia os vencedores do 1º Concurso Estudantil Publicitário alusivo às drogas

Entre as ações realizadas em 26 de junho, Dia Internacional de Combate às Drogas, está a premiação do 1º Concurso Estudantil Publicitário de Poços de Caldas de combate e prevenção ao uso de drogas, organizado pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COAD, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e a Superintendência Regional de Ensino.

As unidades de ensino interessadas em participar se inscreveram até 30 de abril e até 15 de maio, os trabalhos participantes foram recebidos pela Secretaria Municipal de Governo. Dentro do assunto principal, foram abordadas questões como o que é droga, efeitos do uso, prevenção, acolhimento, tratamentos possíveis, fatores de risco, conscientização, atendimento familiar, histórias de superação, dentre outros temas.

Os trabalhos foram avaliados pela comissão julgadora que selecionou dez de cada categoria.  Além disso, houve ainda a premiação por votação popular, por meio do número de curtidas e de compartilhamentos obtido em rede social. A estudante Duane Victoria da Silva, 12, foi uma das participantes. “Procurei mostrar como a pessoa fica com o uso das drogas, com os dentes amarelados, os olhos vermelhos. Me fez pensar sobre o que as drogas causam na pessoa”, disse.

Yasmin Tawane Romão, 12 anos, era só alegria. “Adorei participar”, disse a estudante. “Achei interessante porque hoje em dia os jovens mexem muito com drogas, então é muito importante falar sobre este assunto”, comentou a mãe, Janaína Aparecida Romão.

Os temas foram abordados em sala de aula, para a produção dos trabalhos. “Tentamos fazer a desconstrução da imagem do usuário, falamos a respeito das drogas, as causas, as consequências e o resultado deste trabalho surpreendeu. Há mais de seis anos como professora é a primeira vez que vejo uma mobilização como esta”, contou Valéria dos Santos Rêgo Silva, professora da Escola Municipal Vitalina Rossi.

O Concurso teve como patrocinadores: Grupo Etapa – Construtora Etapa e Etapa Empreendimentos, ACIA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços e Consep – Conselho Comunitário de Segurança Pública de Minas Gerais.

Durante a solenidade de premiação, foram realizadas apresentações de ações que promovem a saúde, a educação, a cultura e o lazer. A programação foi aberta pelo Coral Infanto Juvenil do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, seguida do Centro de Ensino, Educação e Pesquisa Capoeira com o Projeto Capoeira e Cidadania, que através da Secretaria Municipal de Esportes, atende 60 crianças e jovens; e finalizada pelo Grupo The Power Dance.

Compuseram a mesa de honra; o prefeito Sérgio Azevedo, o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva; o presidente do Conselho de Segurança Pública, Tenente João Carlos da Silva; representando a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços, José Paulo; representando o Grupo Etapa, Gustavo Lima e a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Ana Paula Silveira Corrêa. Também estiveram presentes, o secretário de Esportes, Wellington Alber Guimarães; o coordenador de Imprensa, Paulo Ney, além das comissões organizadoras e julgadoras do concurso. Toda a cerimônia foi traduzida por um intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

“Este Concurso é um passo importantíssimo para utilizarmos o Conselho como ponte para prevenção, para aproximar a rede e criar este fluxo de diálogo, porque a escola é o início de tudo”, afirmou Stela Marys Baldon, integrante do COAD e coordenadora do CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

“A droga é um dos maiores problemas que a gente atravessa. Todos os envolvidos estão de parabéns pela realização deste Concurso, sejam as comissões, sejam os professores e também as empresas e instituições apoiadoras da iniciativa. São pequenas atitudes que trazem grandes resultados. Apesar de todas as dificuldades, não estamos medindo esforços. Que seja o primeiro de muitos”, finalizou o prefeito Sérgio Azevedo, após a entrega de troféus, medalhas e certificados aos participantes.

Categoria: ENSINO FUNDAMENTAL
1º) Vinicius Henrique Ivo Balbino – E. M. José Raphael Santos Netto
2º) Marcus Vinícius Aparecido de Lima – E. M. Vitalina Rossi
3º) Thiago Garcia de Andrade – E. M. Vitalina Rossi
4º) Jayanne de Oliveira – E. E. Professor José Castro de Araújo
5º) Wendell Machado Batista – E. E. Professor Arlindo Pereira
6º) Samara Begalli Rocha – E. E. Doutor João Eugênio de Almeida
7º) Kayan Henrique Santos Alves – E. E. Doutor João Eugênio de Almeida
8º) Sofia Leite Ribeiro – E. E. Professor Arlindo Pereira
9º) Thamires Santos de Marco  – Escola Estadual Professor José Castro de Araújo
10º) Leticia Gomes D’Ambrosio – Escola Municipal José Raphael Santos Netto

Vencedor por votação popular (Facebook):
Kayan Henrique Santos Alves – 90 curtidas e 82 compartilhamentos

Categoria: ENSINO MÉDIO
1º) Alexandre Untura dos Santos – Escola Estadual Professor Arlindo Pereira
2º) Gabrielle Cristina de Freitas Francisco – Escola Estadual Professor Arlindo Pereira
3º) Vitória Carolina Marangon – Escola Estadual Professor Arlindo Pereira
4º) João Marcos Gonçalves da Silva- Escola Estadual Professor Arlindo Pereira
5º) Douglas Delfino Vieira – Escola Estadual Professor Arlindo Pereira
6º) Sara Cristina Cândido de Carvalho – Escola Estadual Professor Arlindo Pereira
7º) Sabrina Mascarelli Franco – Escola Estadual Professor Arlindo Pereira
8º) Thais Caroline Alves – Escola Estadual Professor Arlindo Pereira
9º) Danilo Augusto Veronesi – Escola Estadual Professor Arlindo Pereira

Vencedora por votação popular (Facebook):
Gabrielle Cristina de Freitas Francisco – 129 curtidas e 22 compartilhamentos

Categoria ENSINO SUPERIOR
1º colocado – PUC/POÇOS – Sociedade Mineira de Cultura – Ohanna Malta de Oliveira e Ana Larissa F. de O. dos Santos

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social