Guardas Municipais concluem curso para utilização de arma não letal

certificados GM (8)

Secretário de Defesa Social, Marcos Sansão, realizou entrega de certificados

Setenta e cinco guardas municipais receberam, na manhã de sexta, 15, certificado do curso de Credenciamento para Operador de Pistola de Emissão de Impulso Elétrico modelo Spark Condor. O prefeito Sérgio Azevedo e o secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu  Sansão, participaram da entrega dos certificados, que aconteceu na sede da GM.
“Tenho muito orgulho de tudo o que a nossa Guarda Municipal representa para o município. Prestes a completar 25 anos de fundação, nosso intuito é que a GM cresça e continue sendo  referência para toda a nossa região. Temos um projeto na área de segurança, que será lançado em breve, no qual a GM terá fundamental importância e estas capacitações são essenciais para que os guardas desenvolvam suas funções da melhor forma possível, trazendo mais segurança para a população”, destacou o prefeito durante a solenidade.
Hoje, a corporação possui dez  equipamentos Spark, que são utilizados pelos guardas que realizam ronda nas viaturas. A administração está adquirindo mais equipamentos deste tipo, que são utilizados para  imobilização. O diretor da corporação,  inspetor Marcelo Gavião Bastos, ressaltou a importãncia dos treinamentos dos GMs. “Todos os guardas destacados  para as suas funções têm cursos nas suas áreas, seja sobre meio ambiente, seja de direção defensiva, de defesa e outros. Todos são credenciados para os seus trabalhos”.
Este treinamento em específico, foi  ministrado por um componente da própria guarda, o GM Francelmo Lopes da Silva. “Numa demonstração de reconhecimento por parte da administração e numa forma de valorizar nossos próprios servidores, destacamos o coordenador da GM, Francelmo para que realizasse o curso no Rio de Janeiro. Desta forma, ele está capacitado para realizar treinamentos não só para a nossa GM , mas na região”, informa o secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu Sansão.
Também participaram da entrega dos certificados aos guadas municipais a secretária de Administração, Ana Alice de Souza, o secretário de Obras, Luis Fernando de Mattos Cortezado e Rogério Oliveira Moisés, da Secretaria Municipal de Controle Interno.
Spark
A pistola Spark, fabricada pela empresa brasileira Condor,  é uma arma da categoria elétrica incapacitante, cuja ação dura apenas cinco segundos. Passado esse tempo, ela é automaticamente travada. Quem usa a taser pode fazer disparos em série,  o que pode levar á morte.  A principal inovação da arma brasileira é que seu choque libera 40% menos energia, o que não causa perda em sua eficácia. Os fabricantes criaram  ainda um mecanismo de memória capaz de informar sobre os últimos mil disparos- quanto tempo duraram e em que momento foram feitos.

certificados GM (28)

Prefeito Sérgio Azevedo destacou papel fundamental da GM na segurança do município