Crianças do CEU aprendem sobre a importância da preservação ambiental

Cia. Monteiro Lobato (1)

As crianças do Centro de Esportes e Artes Unificados – CEU -, na zona leste da cidade, tiveram a oportunidade de refletir sobre questões ambientais, de uma forma lúdica e divertida. Elas assistiram à peça “Energia, uma história eletrizante. O Vilão Poluição”, da Companhia de Teatro Monteiro Lobato, em referência à Semana do Meio Ambiente.

A peça tem patrocínio da DME Distribuição, por meio do Programa de Patrocínios 2018, com apoio da Prefeitura.

O trabalho também foi apresentado no CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, na E. M. Irmão José Gregório e na E.M. Pedro Affonso Junqueira, integrado ao programa de Eficiência Energética da DMED. Além das apresentações, essas escolas agora contam com lâmpadas de LED, que são mais econômicas.

No CEU, as crianças do projeto AABB Comunidade do Programa Municipal da Juventude (PMJ) também participaram da apresentação, que foi aberta a toda a comunidade. A equipe da peça é composta por Clisthenis Betti, Marcelo Betti, Jacque Ferrari, Deco de Sousa, Paulo Eduardo, Vinicíus Betti, Rosângela Fernandes e Gui Guerriero.

“Uma das coisas que digo para crianças é que, se nós acreditamos que o planeta é nossa casa, quando falamos que vamos jogar o lixo fora, não existe o fora. Todo o lixo permanece em nossa casa, por isso a necessidade da reciclagem e coleta seletiva. Assim, estaremos protegendo nosso meio ambiente e criando um ambiente seguro para os profissionais da limpeza urbana e pessoas que trabalham com reciclagem”, destaca o ator Clisthenis Betti.

O espetáculo

A peça se inicia com o “Dr. Reciclóvis’ explicando para seus assistentes Cravo e Rosa, a importância da eletricidade em nossa vida, desde sua descoberta, a chegada no Brasil até a fundação do Departamento Municipal de Eletricidade em Poços de Caldas.

O Dr. inventa uma máquina de reciclagem, que ajudará nosso meio ambiente. Porém, Cravo e Rosa não dão muita importância. O Dr. sai e o laboratório é invadido pelo “Mal-Eco Poluidu”, o violão da poluição, que pretende destruir a máquina e prejudicar o planeta.

Cravo e Rosa ajudam a defender a máquina e provam que entendem da importância da preservação. No final, descobre-se que o doutor se fantasiou de vilão para lhes pregar uma peça. Com figurinos e cenários coloridos, músicas e efeitos, a peça leva para as crianças a importância da preservação ambiental.