Você está em:

Orientações sobre doação de sangue são levadas a unidade de saúde da zona Sul

PALESTRA DOAÇÃO ZONA SUL 1

Iniciativa foi realizada também em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue que é 14 de junho

Com sala de espera movimentada, os pacientes da unidade dupla Jardim Kennedy I e Jardim Aeroporto receberam informações importantes enquanto aguardavam os atendimentos. Doação de Sangue foi o tema abordado na ação realizada na manhã desta quarta, 13. A iniciativa foi das equipes de Atenção Básica das enfermeiras Tatiana Albina Daniel de Lima e Juliana Aparecida Marciano. “Nós realizamos a tipagem sanguínea nos pacientes e convidamos a Fundação Hemominas para participar e trazer estas orientações. Foi muito interessante e os pacientes se envolveram bastante”, disse Juliana.
A palestra foi dada pela captadora da Hemominas, Maria Lauriceia Esteves Cardoso. “Foi uma oportunidade para falar sobre os critérios para doação de sangue e é muito bom poder ir a locais mais distantes da nossa unidade, para fazer esta divulgação. Sabemos que nas unidades básicas há muitas pessoas idosas, hipertensas ou gestantes que não podem doar mas que podem ser multiplicadoras desta informação e motivar outras pessoas”. A dona de casa Maria de Lourdes Barbosa Andrade, 55, conta que descobriu na unidade a tipagem sanguínea. “Fiz o teste e vi que sou o +. Foi muito bom participar”.
“Este envolvimento com a comunidade é um diferencial da Atenção Básica e que traz mais eficácia na abordagem e na discussão de assuntos de saúde. A informação é fundamental para a prevenção e a promoção de saúde e as nossas equipes estão de parabéns por iniciativas como esta”, declarou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
Ações como esta integram medidas que visam aumentar a quantidade de doadores de sangue, normalmente mais baixa neste período mais frio do ano e fazem parte da mobilização pelo 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. A Hemominas em Poços abastece a 12 hospitais da região sul de Minas. No posto são recebidos de 1100 a 1200 doadores por mês. O ideal seria ter pelo menos 1400 doações mensais.
Para doar é necessário ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Há ainda outras regras, como não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses. Quem tomou algum tipo de vacina deve aguardar pelo menos 48 horas para fazer a doação. No caso dos menores de 18 anos é necessário ir acompanhado de um responsável ou levar a autorização para doação, assinada. É obrigatório que o doador apresente documento oficial com foto.
A Hemominas em Poços fica na Avenida José Remígio Prézia, 303 e funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Quarta-feira também tem coleta das 16h às 20h. E sempre no primeiro sábado de cada mês, o local abre das 7h às 11h30. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social