Promoção Social passa oferecer serviço Família Guardiã

reunião Família Guardiã (1)

Programa é destinado a crianças e adolescentes em situação de risco por violação de direitos

A partir deste mês, Poços de Caldas passa a contar com um novo serviço de assistência social, Família Guardiã, que faz parte do programa de Guarda Subsidiada em Família Extensa ou Ampliada destinada a crianças e adolescentes em situação de risco por violação de direitos.

O serviço é oferecido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, através de termo de parceria com a Instituição Criança Feliz, e é destinado a famílias extensas e/ou com vínculos afetivos que desejam assumir a guarda provisória de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e necessitam de cuidado e proteção. Evitando que haja o acolhimento institucional e assegurando a esta criança ou adolescente o direito à convivência familiar e comunitária.

De acordo com a secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, este serviço tem como propósito assegurar os direitos de crianças e adolescentes e protege-los de violações de direitos. “O serviço prevê a priorização dos vínculos afetivos, que são significativos e adequados para um crescimento mais saudável destas crianças e adolescentes; Ao invés de serem encaminhados para algum serviço de acolhimento institucional, elas são encaminhadas para algum membro da sua família extensa ou ampliada e, excepcionalmente, para alguém que mantenha vínculo afetivo”, comenta.

A equipe responsável pela execução do programa, juntamente com a Secretária destacam ainda como os principais objetivos do trabalho iniciado: A convivência familiar e comunitária em ambiente protetivo e afetuoso, a preservação dos vínculos familiares e promoção da reintegração familiar e a superação da situação vivida pelas crianças e adolescentes, preparando-os para a reintegração familiar.

“Apesar de estar previsto em lei e em consonância com a Constituição Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Programa Guarda Subsidiada ainda é recente no país, nesse sentido, o programa referencia Poços, fazendo do nosso município um pioneiro em boas práticas e na aplicação de políticas públicas na área da assistência social”, ressalta Luzia.