Vigilância Epidemiológica participa de evento do INCA

EVENTO INCA RIO JUNHO 2018

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e supervisora do RCBP – Registro de Câncer de Base Populacional, Juliana Loro Ferreira, representou Poços

Compartilhar informações, levantar casos, discutir soluções e pactuar novas ações: estes foram alguns objetivos do X Encontro Técnico de Avaliação das Ações em Vigilância e Registros de Câncer, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 6 de junho. O evento também teve a participação do Ministério da Saúde, da OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde e da ABRC – Associação Brasileira de Registros de Câncer.

Participaram representantes dos 32 RCBP – Registro de Câncer de Base Populacional, do Brasil. Poços é o único município do interior de Minas a fazer o registro. Além de Minas, só São Paulo tem RCBP no interior. A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, por meio da Vigilância Epidemiológica, foi representada. “Desde 2009 temos este trabalho em Poços e é muito bom participar destes eventos e comprovar o quanto os nossos dados têm qualidade em termos de consolidação e de confiabilidade. Esses encontros são importantes também para atualizarmos os próximos passos a seguir. Até o final do ano pretendemos fechar a base 2013”, contou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e supervisora do RCBP, Juliana Loro Ferreira.

Os dados do RCBP demostram a incidência de câncer na população e o impacto da doença neste público. Os dados coletados nos municípios compõem a base gerada pelo INCA. Entre as DCNT – Doenças Crônicas não Transmissíveis, o câncer aparece como segunda causa de óbitos em 2015, atingindo 75,8% e ficando atrás somente das doenças cardíacas. 20 milhões de pessoas no mundo têm câncer e por ano, 190 mil morrem, vítimas da doença. No Brasil, a estimativa é a de que 600 mil novos casos sejam registrados por ano e 60% dos pacientes recebem o diagnóstico com a doença já em estágio avançado.

No evento, também já foi obtido apoio do INCA para o I Fórum Municipal Integrado que está sendo preparado pela Secretaria Municipal de Saúde para ser realizado em Poços. “Até mesmo por conta deste apoio ficou acertado que este evento será realizado em março de 2019 com uma programação que promete muitas discussões interessantes e ricas”, finalizou Juliana.

“Iniciativas que visam discutir a prevenção e consequentemente a adoção de políticas públicas têm todo o nosso apoio e incentivo, como é o caso deste evento que está sendo discutido já há alguns meses e do próprio Registro, um trabalho que precisa e merece ter continuidade”, declarou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.