Diesel comum tem variação de 25% nos postos de Poços de Caldas

A maior variação está nos preços do óleo diesel comum que chega a 24,59%

O Procon de Poços de Caldas divulgou na última sexta-feira (8), pesquisa de preços realizada nos 29 postos de combustíveis da cidade. É o primeiro levantamento do órgão de defesa do consumidor após o término da greve dos caminhoneiros, que ocasionou desabastecimento de gasolina, etanol e diesel no município.

A equipe do Procon realizou a pesquisa no dia 06 de junho, última quarta-feira, de forma presencial. Os valores se referem ao pagamento em dinheiro. Cabe ressaltar que os estabelecimentos podem realizar a diferenciação de preço, de acordo com a forma de pagamento, desde que previamente informado ao consumidor.

A maior variação está nos preços do óleo diesel comum. O litro chega a R$ 4,16, enquanto o menor preço é R$ 3,339, o que significa uma diferença de 24,59%. Já a menor variação de preços é do etanol, que ainda pode ser encontrado abaixo dos R$3,00 na cidade. O preço varia de R$ 2,98 a R$ 3,15 o litro, uma diferença de 5,7%.

Já a gasolina comum ultrapassa a casa dos R$ 5,00 em alguns estabelecimentos. O maior preço encontrado pela equipe do Procon foi de R$ 5,099, enquanto o litro mais barato custa R$ 4,79.

Em comparação à pesquisa realizada em 17 de maio, antes da paralisação nacional dos caminhoneiros, apenas o valor do óleo diesel sofreu queda, de acordo com os preços médios por produto, passando de R$ 3,73 para R$ 3,539. Já a gasolina, por exemplo, subiu de R$ 4,639 em maio para R$ 5,035 em junho.

O Procon orienta o consumidor para que entre em contato com o Ministério Público ou Agência Nacional de Petróleo (ANP), caso constate algum tipo de irregularidade no combustível. Todas as pesquisas realizadas pelo Procon estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Poços e podem ser acessadas por este link: https://bit.ly/2k6UhsA.