Você está em:

Triagem da 2ª etapa do mutirão de escleroterapia com espuma tem início

Pacientes passam por avaliação médica, antes do procedimento

Pacientes passam por avaliação médica, antes do procedimento

Teve início mais uma triagem de pacientes para o mutirão de escleroterapia com espuma, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Em fevereiro, 60 pacientes passaram pela avaliação e foram encaminhados para o procedimento, ou exames e outros tratamentos, de acordo com cada avaliação. Esta semana, mais 20 pacientes passaram pela triagem. “Destes 20, somente três não têm indicação para a escleroterapia, então foram solicitados exames e outros procedimentos para dar prosseguimento ao atendimento. Já os que têm indicação para a escleroterapia, devem ser atendidos nas próximas semanas. Tem sido muito satisfatório trabalhar com este procedimento pelo SUS, porque a gente consegue atender um número maior de pessoas, de forma rápida e o índice de satisfação dos pacientes é muito grande”, comentou o cirurgião vascular Luiz Henrique Costa da Cunha, um dos três médicos credenciados para o atendimento pelo SUS em Poços.

A escleroterapia com espuma é uma técnica que consiste na utilização de uma espuma medicamentosa que é injetada na veia que precisa ser tratada. É tão eficaz quanto a cirurgia, sem necessidade de anestesia ou de afastamento do trabalho. Há contraindicações para pessoas com histórico alérgico, de bronquite ou asma. A escleroterapia com espuma foi incluída na tabela SUS em 2017. Em julho do ano passado, um mutirão realizado pela Prefeitura na Santa Casa, atendeu a 15 pacientes. “Prosseguimos com os mutirões de forma a ampliar os serviços e tentar agilizar cada vez mais os atendimentos dos pacientes na fila de espera. No caso específico da escleroterapia, trata-se de um procedimento ainda pouco executado pelo SUS no Brasil o que coloca Poços de Caldas como uma das cidades pioneiras nesta iniciativa”, afirmou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

O Mutirão de Escleroterapia com Espuma é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e tem a parceria do Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Alto Rio Pardo. Os procedimentos são feitos nos consultórios dos médicos. Quem sente dores ou desconforto nas pernas e quer verificar a possibilidade de ser atendido pelo mutirão de escleroterapia com espuma, deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa. O médico generalista fará a avaliação do caso e se necessário, o encaminhamento para o especialista que pode fazer a indicação para a cirurgia ou o procedimento.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social