Cultura premia vencedores dos editais, Benigno Gaiga e Incentivo à Dança

A entrega das premiações foram realizadas nesta sexta-feira, 25

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 25, a entrega dos prêmios aos contemplados na 4º edição do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro e do Prêmio Incentivo à Dança. A entrega contou com a presença do prefeito, Sérgio Azevedo; do vice-prefeito, Flávio Faria, do secretário de Cultura, Hudson Vilas Boas e do diretor de Políticas Culturais, Luis Gustavo Dutra.

Neste ano, quatro peças teatrais e dois espetáculos de dança foram contemplados nos respectivos editais. Todas as propostas selecionadas farão parte da programação artística e cultural do 24º Festival de Inverno de Arte e Cultura de Poços de Caldas – Julho Fest 2018, com entrada gratuita para o público.

O prefeito Sérgio Azevedo, aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho que vem sendo realizado por todos os servidores da Secretaria de Cultura, e também pela participação dos contemplados nos editais. “O objetivo da nossa gestão é fazer com que haja cada vez mais condições de viabilizar projetos, prêmios e festivais que incentivem a cultura, o lazer e o turismo em nosso município; e é de grande importância a participação de vocês, pois isso não teria significado sem a participação e a dedicação de ambos”.

O prefeito lembrou-se dos resultados de que seu governo vem apresentando, “Apesar das diversas dificuldades financeiras que o nosso município vem passando não estamos realizando cortes e muito menos deixando de avançar, como muitos esperavam; pelo contrario, seguimos investindo e valorizando nossos artistas, vemos aqui uma prova disso, o aumento no número de contemplados e também a criação de mais um prêmio neste ano, totalizando R$ 24 mil reais em premiação, como forma de valorização”, comenta.

“É um momento de grande felicidade para nós da secretaria em estar aqui realizando a premiação desses dois editais, e efetivando o prêmio Incentivo à Dança, destinado aos grupos de dança, visto que era uma reivindicação antiga, já que não havia nenhum tipo de valorização direta a esses artistas” ressalta Hudson.

O proponente, Luiz Fernando Gonçalves, aproveitou o momento e falou da importância dos avanços nas políticas culturais e também na criação de novos prêmios, “Estamos num momento de grande acedência nos movimentos culturais em nosso município, e estamos vendo que as políticas culturais tem se modificado, abrindo novos espaços para nós artistas independentes, e também mudanças no quesito valorização, seja desde a criação de novas possibilidades até mesmo nos recursos que vem sendo destinados, e isso é de grande importância para todos nós, e também para a população que são os verdadeiros contemplados com tudo isso”.

Também participaram da premiação as servidoras da SECULT e representantes da Comissão de Análise de Propostas, Marianna Gonçalves e Silvana Alcântara.