Atraso na entrega de microchips mantém suspenso cadastro de castração de cães e gatos

MICROCHIP ANIMAL

Assim que os dispositivos forem fornecidos novamente, atendimento volta a normalidade

A greve nacional dos caminhoneiros têm dificultado o abastecimento de produtos e consequentemente, a realização de diversos serviços. Em Poços, um dos atendimentos que se mantém suspenso em função da situação é o cadastramento do Programa Municipal de Cães e Gatos, da Secretaria Municipal de Saúde.

É que além da cirurgia, o atendimento inclui a colocação de um microchip de identificação. O dispositivo armazena dados como nome e endereço, úteis para a identificação de origem, caso o animal seja resgatado pelo CCZ, o Centro de Controle de Zoonoses. Esta semana o cadastramento já não foi feito pelo atraso da fornecedora na entrega dos microchips e diante do bloqueio das estradas, a entrega não pôde ser feita, conforme previsto. “No ato do cadastramento, o número do microchip que será colocado no animal já é informado na guia de autorização de cirurgia, portanto sem ter os microchips numerados, não é possível fazer o cadastro. A empresa fornecedora já nos informou que não tem previsão para a entrega do material, diante da greve e por isso teremos que aguardar o desfecho desta situação, para retomar o atendimento. É importante lembrar que os animais já cadastrados continuam sendo atendidos normalmente. Nestes casos, os responsáveis pelos animais devem entrar em contato com a clínica escolhida no ato do cadastro, para fazer o agendamento”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.

Com início em dezembro do ano passado, o Programa já cadastrou 2533 animais, entre cães e gatos e destes, cerca de 1900 já foram operados. O objetivo inicial era atender 2400 animais. Diante da grande procura pelo serviço, a Secretaria de Saúde trabalha para ampliar o atendimento e fazer do Programa, uma ação permanente. “Providenciamos um termo aditivo que nos permitirá atender mais 600 animais além do previsto, o que vai totalizar 3000 cirurgias e já está planejada a abertura de um novo credenciamento de clínicas que queiram atender pelo Programa, de forma a dar continuidade ao trabalho que tem sido muito bem aceito pela população”, afirmou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

A castração gratuita de cães e gatos faz parte do Programa Melhor Amigo, que inclui uma série de ações, como inauguração do Espaço Animal, no Parque Municipal, com Feira Permanente de Adoção aos domingos; adaptação do antigo Castra Móvel para veículo de transporte de animais; além das obras de ampliação e de melhorias no Abrigo de Animais já em andamento. As ações são elaboradas pela Secretaria de Saúde, com a participação das Secretarias de Defesa Social, Esportes, Obras e Serviços Públicos.