91% dos turistas querem voltar a Poços, aponta pesquisa

Estudo foi realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e abrangeu todo o ano de 2017

A Secretaria Municipal de Turismo realizou um estudo de 12 meses para definir o perfil do turista que vem a Poços e como ele avalia a cidade. A maioria das pessoas que vêm ao município gosta do que vê e quer voltar.

Ao todo, foram distribuídos 1170 questionários. A pesquisa foi feita de janeiro a dezembro de 2017 e apontou que 60% dos turistas entrevistados são do sexo feminino e 39% do sexo masculino. Além disso, houve um pequeno aumento no número de mulheres em comparação com 2016 e uma leve diminuição em relação a 2015.

O estudo avaliou também a estrutura e os serviços locais. Os pontos turísticos receberam nota 9,1. Passeios e city tours foram avaliados com 8,9. Hotéis receberam 8,8. A diversão noturna recebeu nota 8,4. Restaurantes foram avaliados com 8,5. Já a sinalização turística e a limpeza urbana tiveram 8,8 como grau de satisfação. Segurança foi avaliada com 8,7.

O questionário continha perguntas abertas, fechadas com alternativas fixas e um quadro de avaliação. Os dados levantados referem-se aos aspectos do perfil do visitante (procedência, idade, escolaridade, gênero, forma de viajar e renda), organização da viagem (motivação da viagem, fonte de informação, meio de transporte e de hospedagem utilizado, frequência com que visita a cidade, tempo de permanência, gastos e se pensou em outro destino que não fosse Poços de Caldas) e percepção com relação ao destino (expectativas, intenção de retorno e a avaliação sobre a infraestrutura e serviços).

A maioria dos visitantes vêm à cidade pelos atrativos histórico-culturais (30%). Já 26% são motivados pelos atrativos naturais. Vinte e dois por cento vêm em busca de tranquilidade e lazer, enquanto 11% procuram as águas termais. Outras motivações como saúde, compras e visitar amigos ou parentes representam entre 1% e 2%. Além disso, 67% vêm pela primeira vez. Quarenta e cinco por cento dos turistas têm suas expectativas atendidas plenamente e 26% as têm superadas. Noventa e um por cento querem voltar.

Outro dado interessante é que 65% dos turistas não pensam em outra cidade ao planejar a viagem. Sobre a duração da estadia, 46% vêm para ficar até três dias em Poços, 35% ficam de quatro dias a uma semana, 12% menos de um dia, 4% mais de sete dias, e 3% não responderam.

Dos turistas de primeira viagem, 53% fica sabendo da cidade por indicação de amigos ou parentes e 26% descobre Poços pela internet. Quarenta e seis por cento vêm com a família e 42% são casais.

O estudo aponta também que a idade predominante do visitante é de 26 a 35 anos, representando 26%. Dezoito por cento são de turistas entre 36 e 45 anos, 16% são de 46 a 55%, 13% de 15 a 25 anos, 7% representam a faixa de pessoas com mais de 65 anos e 2% não responderam. Em relação a 2015 e 2016, houve um crescimento dos turistas até 25 anos.

Sobre a origem dos turistas, 72% são do estado de São Paulo. Mineiros aparecem em segundo, representando 11%. Cariocas são 6%, seguidos dos paranaenses (2%). A pesquisa identificou 277 cidades diferentes.

O principal meio de transporte do turista que vem a Poços é o automóvel (86%). Ônibus de linha aparece em segundo, indicando 13%. Em seguida, aparece o ônibus fretado (3%). Outros meios de transporte representam 2%.

A pesquisa indica também que 57% dos turistas ficam em hotel, 16% em pousada e 6% em casa de parentes. Mostra também a renda média mensal dos visitantes, apontando que 48% ganham entre um e cinco salários-mínimos, 21% entre cinco e dez salários, 14% acima de dez, e 5% até um salário-mínimo. Desse total, 12% não responderam. Pessoas com ensino superior somado à pós-graduação representam 74% dos entrevistados. Em 2016, esse grau de escolaridade somou 69% e em 2015, 70%.

O estudo teve apoio do Sesc Pousada.