Alunos da rede municipal vão conhecer Companhia dos Bombeiros em Poços

companhia bombeiros

Alunos vão conhecer 1ª Cia Ind do Corpo de Bombeiros, no Country Club

Alunos de oito escolas da rede municipal de ensino vão participar do projeto “Na Companhia dos Bombeiros”, que tem como objetivo atuar na prevenção de acidentes. Aproximadamente 240 estudantes farão uma visita à 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Poços Caldas, localizada à rua São José, no bairro Country Club, zona oeste da cidade.

O projeto, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Projetos de Educação Complementar, e o Corpo de Bombeiros, é voltado para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Foram contempladas as oito primeiras escolas que manifestaram interesse em participar da iniciativa.

As visitas serão realizadas entre os dias 4 e 15 de junho, com os alunos dos 5º anos das seguintes escolas: E.M. Vitalina Rossi, E.M. José Rafael dos Santos Netto, E.M. Dr. Haroldo Affonso Junqueira, E.M. José Mamud Assan, E.M. Prof. Carmélia de Castro, E.M. José Avelino de Melo, E.M. Presidente Washington Luís e E.M. Prof. Júlio Bonazzi.

“O projeto será voltado para os alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, com o intuito de que estes alunos passem um período de aproximadamente quatro horas no quartel da 1ª Cia Ind BM. Serão desenvolvidas atividades de disseminação de conhecimento sobre prevenção de acidentes e a incêndios, com o objetivo de difundir a cultura de prevenção para as crianças, que terão a oportunidade de conhecer as instalações físicas do quartel, viaturas e atividades desenvolvidas pelos bombeiros”, ressalta o Capitão BM Ronaldo Rosa de Lima, comandante da 1ª Companhia Operacional dos Bombeiros.

Ainda segundo o capitão, a proposta visa proporcionar conhecimentos básicos para evitar acidentes domésticos, de trânsito e primeiros socorros em situações cotidianas, de acordo com a capacidade de assimilação das crianças dessa faixa etária.

Para o coordenador da Divisão de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Mario Augusto Marques, além dos alunos aprenderem a se comportar em casos de acidentes e atuarem na prevenção, eles poderão conhecer a rotina de trabalho do Corpo de Bombeiros, umas das corporações mais admiradas pela população. “Sem dúvida, será uma experiência de grande relevância no processo de formação dos alunos da rede”, destaca.

O Capitão BM Ronaldo Rosa de Lima também falou da relação do Corpo de Bombeiros com as crianças. “Muito gratificantes o carinho e o sorriso de uma criança. Uma energia muito positiva que nos faz amar cada vez mais a nossa profissão”, celebra.

A primeira escola a participar do projeto será a E.M. Vitalina Rossi, do Parque Esperança, no dia 4 de junho, às 14h.