Prefeitura abre concorrência internacional para compra de equipamentos da ETE 1

Diretor do DMAE e servidores esclarecem detalhes técnicos da obra para prefeito Sérgio

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) 1, localizada no bairro Córrego D’antas, na zona rural está com 98% das obras civis concluídas. A obra foi assumida pelo DMAE ( Departamento Municipal de Água e Esgoto), desde junho de 2017. Na manhã de quarta, 16, o prefeito Sérgio Azevedo visitou o local, acompanhado pelo diretor do departamento, Antonio Roberto Menezes, pelo engenheiro José Wanderley Franco e o supervisor Wilson Aparecido da Costa. A obra está orçada em R$ 5,8 milhões, com valores financiados pela Caixa Econômica e contrapartida do DMAE de 45% do total.
Concluídas as obras físicas, a Prefeitura parte para a aquisição dos equipamentos específicos, com valores orçados em aproximadamente R$ 2 milhões. A modalidade da licitação será concorrência pública internacional, devido à especificidade dos equipamentos e também para que haja maior concorrência, barateando os custos. São quatro processos licitatórios no total e que estão em fase final de elaboração, pelo Departamento de Suprimentos da Secretaria Municipal de Administração. O prazo para publicação dos editais é de 30 dias.
“Com as licitações ocorrendo dentro do prazo normal, acredito que conseguiremos concluir no tempo estipulado pelo prefeito, no primeiro semestre de 2019, pois são equipamentos específicos e de grande porte. Além da conclusão do processo de compra, as empresas vencedoras têm um prazo de até seis meses para entrega e mais 30 dias para operação em caráter experimental”, informa o diretor do DMAE.
Com a operação definitiva da ETE 1, Poços passará a integrar o seleto grupo dos 15% de municípios brasileiros que tratam altos níveis percentuais de esgoto, resolvendo ainda um passivo ambiental de muitos anos com os municípios vizinhos.
ETE 1
A ETE 1 deverá tratar cerca de 320 litros/segundo de esgoto no início das operações e a previsão é de que em 2026 este volume alcance 500 litros/segundo. Isso significa processar 70% do esgoto coletado na cidade e que ainda não é tratado. O restante, 30%, já são processados pela ETE-Bortolan e a ETE 3, na Rodovia do Contorno, que trata todo o esgoto produzido na zona sul da cidade.
Com relação ao odor gerado pela operação de tratamento do esgoto, a estação contará com queimadores de gases, além da “cortina arbórea”, com o plantio de mais de duas mil árvores no entorno da Estação, seguindo normas legais determinadas pela Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supran).