Reunião busca integração dos prestadores de serviços de saúde

UPA

Representantes do SAMU, da UPA e dos Hospitais Margarita Morales, Santa Casa e Santa Lúcia, participaram de uma reunião na tarde desta quarta, 2

Representantes do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento e dos Hospitais Margarita Morales, Santa Casa e Santa Lúcia, participaram de uma reunião na tarde desta quarta, 2, na Secretaria Municipal de Saúde. O encontro foi aberto pelo secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva. “Pensamos neste momento com o objetivo de estreitar o relacionamento dos dois hospitais prestadores de serviço do SUS, otimizando o número de leitos e consequentemente, melhorando a assistência como um todo”.

A UPA e o Margarita Morales são porta de entrada do pronto atendimento em Poços e fazem o encaminhamento de pacientes, quando necessário, para internação nos dois outros hospitais da cidade que prestam assistência pelo SUS. A Santa Casa atende ortopedia, oncologia, pediatria, cirurgia, clínica médica, hemodiálise e neurocirurgia. Já no Santa Lúcia são atendidos casos de assistência à AVC – Acidente Vascular Cerebral, cardiologia, psiquiatria e cirurgia vascular.

O diretor da UPA, o médico Ed Wilson Neves informou que em 2017, foram 440 pacientes encaminhados do pronto atendimento para a Santa Casa e 270, para o Santa Lúcia. “Essa integração é o primeiro passo efetivo de humanização da urgência e emergência do SUS no município. Envolvendo todas as portas, o objetivo é facilitar esse fluxo de atendimento, de exames e de transferências”, afirmou Ed.

“Trata-se de uma reunião inovadora por conta da preocupação em resolver problemas que muitas vezes ocorrem por dificuldades de comunicação. Com essas mudanças na Santa Casa e a abertura para o diálogo, agora este processo deve fluir de forma mais natural e mais produtiva”, declarou o diretor do Hospital Santa Lúcia, o médico Assad Aun Neto.

“A iniciativa da reunião foi fantástica. A integração dos prestadores de serviços junto ao município foi uma ideia feliz do secretário de Saúde, Flávio e é uma necessidade, de suma importância, no sentido de melhorar o atendimento e consequentemente trazer mais tranquilidade para os usuários do SUS”, disse o superintendente da Santa Casa, Azér Elias Zenun Junqueira.

A intenção é fazer com que estas reuniões aconteçam periodicamente, de forma a proporcionar cada vez mais o intercâmbio e a melhoria constante do fluxo da urgência e emergência no município.