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Núcleo de Segurança do Paciente oferece atendimento multidisciplinar na UPA

REUNIÃO UPA 1

Além do compartilhamento diário, equipe se reúne semanalmente para o trabalho

Atendimentos ambulatoriais e pediátricos, urgência e emergência, exames de imagem e laboratoriais, aplicação de medicação e observação clínica, além de procedimentos fisioterápicos. Todos estes serviços são realizados pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

Com o objetivo de melhorar cada vez mais a atenção prestada aos pacientes que necessitam permanecer por mais tempo na UPA, em observação clínica, na sala de repouso ou para atendimentos de alta complexidade na sala vermelha, a assistência é multidisciplinar. Assistentes sociais, bioquímicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos e nutricionistas acompanham cada caso, compartilham opiniões e discutem estratégias individuais, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Além deste trabalho diário, uma reunião semanal integra a equipe para discussões e novas propostas. “É um momento para estudo de caso com avaliação multiprofissional. É muito importante poder escutar as famílias e conversar, porque isso é humanização. Essas reuniões são excelentes, a interação com vários profissionais é fundamental e essa troca nos leva a decisões compartilhadas”, disse Rafael Franklin, assistente social.

A participação multidisciplinar visa também a conclusão sobre o melhor plano terapêutico, de acordo com cada caso. “Começamos este trabalho no início do ano e já notamos muitos avanços, como melhora da resolutividade, da eficiência de fluxo e a consequente humanização do atendimento”, comentou Deusdete Inácio de Souza Júnior, coordenador de Enfermagem da UPA.

“É um procedimento que divide a responsabilidade com toda a equipe, com toda a diretoria e com a Secretaria de Saúde. Essa atenção compartilhada agiliza o processo e tem diminuído o tempo de permanência do paciente na UPA, gerando mais conforto e resolutividade”, complementou o diretor da UPA, Ed Wilson Neves.

O trabalho faz parte do Núcleo de Segurança do Paciente, instituído na unidade, após a implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, inaugurado em novembro de 2017. Identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos e reduzir os riscos assistenciais: todas estas são medidas do Núcleo de Segurança. A instituição do núcleo também prevê análises estatísticas, por meio da notificação de ocorrências e a investigação e correção de eventuais falhas.

“A UPA tem movimento intenso, atende público além da referência preconizada pelo Ministério da Saúde e presta um atendimento de qualidade, cada vez mais resolutivo. Esse cuidado traz atenção à população, mais humanização na assistência e mais respaldo as decisões que nestes casos não são tomadas somente por um profissional, mas por uma equipe multidisciplinar”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social