Você está em:

Simpósio debate Segurança Assistencial em Poços

DSC_2456

O secretário de Saúde realizou a abertura do simpósio e falou sobre a importância da discussão do tema para as redes pública e privada de saúde

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19, no Espaço Cultural da Urca, o simpósio “A Comunicação como Ferramenta para Envolvimento do Paciente e Família na Segurança Assistencial”, promovido pela Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente – Núcleo Sul de Minas, com apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro teve como finalidade debater o tema entre estudantes e profissionais da rede particular e pública de saúde de todo o Sul de Minas. O secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, realizou a abertura do simpósio e falou sobre a importância da discussão do tema para as redes pública e privada de saúde. “Acredito que o tema é de grande relevância para os dias atuais, e que como profissionais da área, devemos nos capacitar sempre para poder além de desenvolver novas técnicas, poder também criar métodos cada vez mais eficazes para garantir um atendimento humano e seguro aos nossos pacientes e aos seus familiares”.

Flávio também aproveitou para falar sobre como a segurança assistencial na rede pública em Poços vem sendo repensada. “É uma das nossas metas, a implantação do sistema de proteção e prevenção de acidentes em todos os níveis de atenção em nosso município. Já demos início quando criamos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um Núcleo de Segurança do Paciente, que tem como objetivo assegurar uma colocação do paciente no sistema público de saúde, evitando transtornos e riscos”, finalizou.

Também esteve presente no evento, o vice-coordenador da REBRAENSP- Núcleo Sul de Minas, Carlos César Barbosa, que ressaltou a importância do profissional de enfermagem nesta missão de levar um atendimento mais seguro a quem o procura. “Através deste simpósio, temos como finalidade mostrar que a enfermagem é mais que uma técnica, o seu cuidado deve ser tratado como ciência, que merece protagonismo e uma capacitação de qualidade, por isso é importante que haja cada vez mais debates que visem orientar esse tipo de profissional, que são a maior parte nas instituições de saúde, como hospitais, postos de saúde e rede. Eles precisam estar muito envolvidos e atentos, pois são eles que lidam diretamente com o atendimento, do paciente e do familiar”.

O evento teve diversas palestras. Eliane Felix Prado, enfermeira, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente desde 2014 e que coordena 9 subcomitês da Gestão de Riscos, falou sobre o “Panorama Geral da Gestão de Risco”. Já Deusdete Inácio de Souza Junior, especialista em Cuidados de Enfermagem na Alto Complexidade e coordenador da UPA, falou sobre “Comunicação Efetiva para Continuidade da Assistência”. Participaram profissionais de saúde, além de acadêmicos da área.

O simpósio contou também com uma apresentação do Quinteto de Metais e Percussão do Conservatório de Poços de Caldas.

DSC_2454

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social