Secretário de Turismo se reúne com charreteiros

Encontro abordou futuro do serviço e necessidade de melhorias

Na tarde desta quinta-feira (19) aconteceu uma reunião entre os charreteiros da cidade e a Prefeitura, que teve participação do secretário de Turismo, Ricardo Fonseca, e da coordenadora de Transporte do Demutran, Denise Carvalho.
O encontro abordou vários assuntos ligados ao serviço. Um deles foi a questão de maus-tratos e a possibilidade de acabar a atração turística. Carlos Rodrigues, da Associação dos Condutores de Veículos de Tração Animal, disse que os cavalos são bem tratados e seguem o rodízio previsto na lei para evitar exaustão dos animais. “Há três cavalos para cada charrete. Há também um veterinário os acompanha”, garantiu. Sobre as denúncias de maus-tratos veiculadas na internet, Rodrigues afirmou que os cavalos que aparecem caídos nas fotos não pertencem os charreteiros.
Há em Poços 48 charretes em circulação. O secretário de Turismo enfatizou que um possível fim do serviço precisa ser discutido com vários segmentos da população e que, enquanto isso, é necessário fazer melhorias. “Sobre uma possível extinção do serviço de charretes em Poços não sou eu nem a Denise que vai definir. Isso precisa ser discutido com toda a população. Atualmente, é necessário fazer melhorias, como a criação de uniformes para os charreteiros”, disse.
Trânsito
Denise Carvalho informou que o Demutran recebeu em 2017 muitas infrações de trânsito por parte dos condutores das charretes e que foram emitidas advertências para amenizar o problema. Ela disse também que espera que o diálogo com a diretoria da associação ajude a diminuir os problemas causados no tráfego.
A reunião teve presença ainda do vereador Álvaro Cagnani, que informou que o assunto será levado à Câmara Municipal.