Você está em:

Equipe de Saúde da Cascatinha leva orientação sobre a hipertensão arterial para a Praça dos Macacos

ATIVIDADE HIPERTENSÃO CASCATINHA 2

Mobilização reuniu pacientes do bairro e quem passava pelo local

Normalmente, toda quinta de manhã é dia de alongamento para os pacientes que participam do grupo desta atividade, promovida pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família do bairro Cascatinha.

Esta semana, a programação foi mais além: o grupo se reuniu no ginásio Moleque César e depois seguiu em caminhada até a Praça dos Macacos.Teve roda de conversa, com o esclarecimento de dúvidas e sorteio de brindes. “Estou participando da atividade tem uns 20 dias e já noto melhora na disposição. Parei de fumar e sinto que a saúde melhorou”, comentou Adriane Mendes Barreto Maciel, 45, diarista. O participante mais experiente e mais assíduo do grupo é o aposentado José Pereira, de 97 anos, que fez questão de elogiar o trabalho. “Estando com essa equipe estou bem, porque todos são ótimos”.

Durante a manhã, a equipe de saúde permaneceu na Praça dos Macacos para dar orientações e fazer a aferição da pressão arterial, já que a mobilização fez parte das atividades pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que é 26 de abril. Popularmente conhecida como pressão alta, hipertensão significa ter a pressão arterial sistematicamente igual ou maior que 14 por 9.

A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. A hipertensão acomete uma em cada quatro pessoas adultas: homens e mulheres de todas as idades, sendo mais prevalente a partir dos 60 anos. O lancheiro Ângelo Pereira, 50, aproveitou o atendimento na Praça, tirou dúvidas e verificou a pressão. “Muito bom ter porque a saúde é em primeiro lugar e quanto mais prevenção, melhor”.

“Estas atividades são importantes porque geram essa aproximação e além disso também é a oportunidade de levar informação ao público que não vai à unidade”, comentou a enfermeira Isabelle Lima.

As consequências da hipertensão podem ser evitadas com acompanhamento médico, medicação e hábitos saudáveis. Durante todo o mês de abril, a prevenção e o combate à hipertensão arterial é o tema do trabalho de orientação realizado nas unidades básicas de saúde de Poços.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social