Mutirão de cirurgia plástica atende 20 pacientes no próximo mês

Mutirão Cirurgia Plástica

O secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, com o cirurgião plástico e diretor do Departamento de Ação Social da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Victor Adissi e o prefeito Sérgio Azevedo

Poços sedia em maio, mais um mutirão de cirurgia plástica. A ação prevista para o próximo dia 14, a partir de 8 da manhã, vai atender a 20 pacientes com a cirurgia de correção da pálpebra, necessária para os casos em que há diminuição do campo visual. Normalmente o procedimento é feito em pessoas de faixa etária mais elevada ou com volume de pele que gere este desconforto. As cirurgias sem necessidade de internação, com anestesia local e com liberação dos pacientes em poucas horas, serão feitas no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste.

O mutirão é fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Prefeitura de Poços e normalmente é associado ao Congresso Sulmineiro de Cirurgia Plástica, que será de 18 a 20 de maio, em São Lourenço. No final da tarde desta quarta, 18, o prefeito Sérgio Azevedo recebeu em seu gabinete, juntamente com o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, o cirurgião plástico Victor Adissi, diretor do Departamento de Ação Social da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

“Neste mutirão de maio, teremos a participação de nove cirurgiões que vão trabalhar voluntariamente. Estes profissionais vão fazer o atendimento antes da cirurgia em seus respectivos consultórios e o acompanhamento pós-operatório também. O mais importante é o aspecto social destas ações, que atendem pacientes que não teriam acesso a estes procedimentos, senão fosse desta forma, pelos mutirões, sem custo nenhum para os atendidos”, comentou Adissi.

Em Poços, mutirões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são realizados desde 2011, com a oferta de cirurgias para correção de orelhas de abano e retirada de tumores de pele. Em setembro pelo menos mais 30 pacientes devem ser beneficiados com a correção de pálpebra. Os casos atendidos são encaminhados pelas unidades básicas de saúde. “São ações que mudam a vida das pessoas e nós priorizamos muito isso, ações que parecem pequenas mas que geram valiosos resultados. Agradecemos muito ao doutor Victor que faz esta mobilização, a todos os profissionais envolvidos também e reafirmamos esta parceria”, disse o prefeito.

“É uma ação que tem todo o nosso apoio e aproveitando este elo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, por meio do doutor Victor, já estamos conversando para viabilizar novamente a oferta de outros procedimentos como a correção de orelha de abano e a cirurgia para retirada de tumores de pele”, informou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.