Você está em:

Jardim Botânico realiza curso sobre Plantas Medicinais

Módulo 2 abordou cultivo de plantas medicinais

Módulo 2 abordou cultivo de plantas medicinais


No último sábado, 14, foi realizado o segundo módulo do curso “Cultivo e Utilização de Plantas com Propriedades Medicinais” promovido pela Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC). Foram abordados aspectos sobre as escolha do local de plantio/cultivo, preparo do solo e adubação, tipos de materiais propagativos, manejo de pragas e doenças, manejo e colheita de espécies vegetais. As aulas acontecem no Centro de Visitantes da FJBPC.
Para ministrar o segundo módulo , foi convidado o engenheiro agrônomo Stevam Bressane Brandão. Cerca de 50 participantes compareceram ao curso que além dos conhecimentos teóricos, puderam “colocar a mão na massa” e desenvolver conhecimentos práticos relacionados às técnicas de propagação de espécies vegetais como semeadura, estaquia e transplante de mudas.
O curso possui um total de quatro módulos e é ministrado por especialistas e profissionais convidados, com o propósito de transmitir conhecimento através de atividades teórico-práticas. É dirigido tanto para profissionais da saúde quanto para iniciantes com interesses no cultivo destas plantas. O objetivo é promover o conhecimento no cultivo e uso destas plantas para o tratamento das mais diversas enfermidades. Traz em seu conteúdo as verdades e mitos sobre as plantas medicinais, seu uso em ambiente doméstico, cuidados e técnicas para seu plantio. Discute seus conceitos e a iniciação à Fitoterapia, as categorias de plantas, os erros e usos inadequados mais comuns, além de instruir de maneira prática, o cultivo e manejo destas plantas.
Os próximos módulos acontecem em 19 de maio (Toxicologia e princípios ativos de plantas medicinais) e 23 de junho (Fitoterapia). Para este curso, as vagas estão esgotadas. As aulas acontecem nas dependências da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, localizado no bairro Véu das Noivas, zona oeste do municipio.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social