Comissão do Promea estabelece ações e metas para 2018

Promea Abril (2)

Comissão do Promea tem como meta, entre outras, a revisão da legislação municipal acerca da Educação Ambiental no municipio

A Comissão para estudos de Educação Ambiental de Poços de Caldas, em sua segunda reunião ordinária de 2018, estabeleceu o cronograma de ações e metas a serem desenvolvidas durante o ano. A reunião acontecu na última sexta,13,  na Biblioteca Municipal Julio Bonazzi, localizada no Complexo do Monjolinho, local que a partir de agora passa a ser a sede das reuniões que irão definir os estudos e ações sobre Educação Ambiental no município. Participam da comissão representantes da Prefeitura, instituições de ensino,  cooperativas, organismos ambientais e de empresas da cidade.
Dentre as metas previstas estão a realização do levantamento de dados sobre o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental em caráter formal e não-formal realizadas por instituições de Poços de Caldas no período de 2016 e 2017; a promoção de pesquisas acerca da importância da Educação Ambiental em caráter não-formal; a realização de estudos sobre legislação pertinente, especialmente da Lei Municipal nº 7.910/2003;  a compilação de dados através dos resultados obtidos e a elaboração de um relatório final dos estudos sobre as ações de Educação Ambiental de Poços de Caldas. A comissão deve propor ainda as  adequações e atualizações que se fizerem necessárias na legislação municipal.
Para o alcance da primeira meta, foi estabelecida como primeira ação a elaboração de um questionário genérico que tem por objetivo a obtenção de informações e identificação das ações de Educação Ambiental em caráter formal e não-formal desenvolvidas por instituições no período entre 2016 e 2017. O questionário será enviado também a todas as empresas e organizações não governamentais. “Queremos, dessa forma, conhecer melhor todas as ações que já são desenvolvidas, de maneira formal ou não-formal, realizando um verdadeiro mapeamento. Assim, teremos um embasamento maior para iniciarmos os estudos para atualização da Lei Municipal nº 7.910/03, que instituiu o Programa Municipal de Educação Ambiental, que é o nosso objetivo final”, destacou, durante a reunião, a representante da Autarquia Municipal de Ensino, Nanci Moraes.
Sala Verde
Durante a reunião, o presidente da Comissão, Gustavo Fonseca, anunciou  o resultado de classificação do Projeto Político Pedagógico elaborado pela Comissão e submetido à análise técnica junto ao Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente para a implantação da “Sala Verde” no município.
O Projeto “Sala Verde”, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de Informação e Formação Ambiental. A dimensão básica de qualquer Sala Verde é a disponibilização e democratização da informação ambiental, colaborando para a construção de um espaço, que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.
Além do Projeto Político Pedagógico, outro requisito exigido no processo de submissão do Projeto para implantação da “Sala Verde” em Poços foi a escolha do espaço físico. A opção escolhida por unanimidade e com a anuência do Secretário de Cultura, Hudson Vilas Boas, foi a Biblioteca Pública Municipal Julio Bonazzi, localizada no complexo do Monjolinho, que a partir de agora passa a ser o local de realização das reuniões que irão definir os estudos sobre a Educação Ambiental no município.
Também presente à reunião, o coordenador das Bibliotecas Públicas Municipais, Yuri Almeida, destacou a importância da utilização do espaço da Biblioteca Municipal Julio Bonazzi para implantação da Sala Verde/Centro de Referência em Educação Ambiental de Poços de Caldas, sobretudo, a possibilidade de ampliação da utilização do acervo da biblioteca pelos cidadãos poços-caldenses.
Para efetivar a implantação da Sala Verde em Poços de Caldas (segunda etapa), a Comissão deverá enviar um documento oficial, confirmando o interesse em participar do Projeto Salas Verdes – MMA. “A aprovação final para implantação da Sala Verde / Centro de referência em Educação Ambiental de Poços de Caldas será uma grande conquista para a cidade, uma vez que além da aquisição do acervo didático disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente, Poços de Caldas irá integrar a uma rede de “Salas Verdes” no Brasil, possibilitando o intercâmbio e o conhecimento de projetos e ações desenvolvidas por elas”, ressalta Gustavo Fonseca.
Comissão
A formação da Comissão Municipal de Educação Ambiental é fruto da realização dos encontros “Meio Ambiente Integrado: Diálogos para um Programa Municipal de Educação Ambiental”, que aconteceram a partir de abril de 2017. A iniciativa busca integrar as ações isoladas de Educação Ambiental já em execução, e viabilizar e sistematizar novas experiências educativas, em um processo de construção coletiva que se caracterize como instrumento de gestão ambiental.
A Comissão tem entre seus objetivos fomentar as discussões com vistas à revisão, adequação, atualização e complementação da legislação, especialmente da Lei Municipal nº 7.910, de 07 de dezembro de 2003, e efetivar a implementação do Programa Municipal de Educação Ambiental. É formada por representantes das secretarias da Prefeitura, Jardim Botânico, DMAE, DME, AME, EMATER, Superintendência Regional de Ensino e de entidades da sociedade civil como APS, ACIA, Recriando, Coopergore, Ação Reciclar, Coopersul, Athletic Center, Planeta Solidário, Rotary Club e Zoo das Aves, além de instituições de ensino superior como Unifal, IF Sul de Minas e PUC Minas.