Prefeitura lança projeto Turismo em Cena

pracas (1)

Praça Pedro Sanches integra o roteiro “Ares, Águas e Lugares”, com destaque para fachada do Palace Hotel e Monumento Minas ao Brasil

A Secretaria Municipal de Turismo publicou, na última quarta-feira (18), o edital 01/2018, para seleção de propostas para o projeto “Turismo em Cena”, cujo objetivo é oferecer intervenções teatrais em dois roteiros turísticos propostos pela secretaria: “Caminho do Imperador” e “Ares, Águas e Lugares”.

As inscrições tiveram início hoje (19) e vão até 7 de maio para os grupos cênicos locais interessados em propor criações e apresentações teatrais. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br) e na Secretaria Municipal de Turismo, situada à Praça Paul Harris, s/n – Antiga Estação Ferroviária, das 12 às 18h. Mais informações neste link https://bit.ly/2qK7bRc.

Destinado aos moradores e turistas, o objetivo do projeto “Turismo em Cena” é narrar fatos históricos e lendas sobre as edificações, o entorno, personagens e personalidades que participaram dos acontecimentos históricos, conforme o tema proposto, de forma criativa e lúdica. As propostas deverão contemplar conteúdo que valorize e promova o patrimônio histórico-cultural de Poços de Caldas.

Serão selecionadas duas propostas, uma para cada roteiro. O processo de seleção ficará a cargo de comissão específica, indicada pelo secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca Oliveira. A análise será realizada levando em conta os critérios técnicos e artísticos da proposta. O resultado será publicado em 21 de maio.

Para este projeto piloto, estão previstas cinco apresentações, a partir do dia 30 de junho. “O projeto Turismo em Cena vem para agregar valor não somente ao nosso turismo como também à nossa história. Queremos dar vida à nossa história, através dos artistas locais. Esperamos que o projeto seja um sucesso e que venha a somar no nosso turismo”, destaca Oliveira.

Mais informações pelos telefones 3697-2300 ou 3697-2550, das 12h às 18h, ou pelo email secretaria.turismo@pocosdecaldas.mg.gov.br.

Roteiros
Os roteiros que deverão ser trabalhados pelos atores são “Caminho do Imperador” e “Ares, Águas e Lugares”. As apresentações deverão ser realizadas nas ruas e atrativos turísticos selecionados nos roteiros, em dias e horários pré-definidos pela secretaria.

O primeiro roteiro tem como tema a visita do Imperador Dom Pedro II a Poços de Caldas e destaca os principais locais onde a comitiva passou. O passeio tem como foco retratar este período da história, mas também oferece outras atrações que envolvem lazer, entretenimento e cultura.

Já o roteiro “Ares, Águas e Lugares” trabalha o conjunto arquitetônico e paisagístico do Parque José Affonso Junqueira e seus elementos, com destaque para as águas termais e edifícios históricos, símbolos do desenvolvimento e transformação da cidade em estância hidromineral de referência durante o final da década de 1920 e começo da década de 1930.

O secretário de Turismo explica que a ideia dos roteiros é destacar os locais que ficaram marcados pela passagem de Dom Pedro II e ressaltar a importância das águas termais, que colocaram Poços no cenário mundial. “O projeto vai mostrar a história de Poços para a população que ainda não conhece e também para os turistas, de uma forma lúdica e divertida”, finaliza.

fepasa

Antiga Estação Ferroviária é o ponto de partida para o roteiro “Caminho do Imperador”