Escolas municipais terão assistentes de alfabetização

reuniao mais alfabetizacao (6)

Em reunião, equipe da SME apresentou o programa aos coordenadores dos cursos de Magistério e Pedagogia

A partir do próximo mês, as 25 escolas da rede municipal de ensino vão contar com assistentes pedagógicos nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, para auxiliar no processo de alfabetização dos alunos. A iniciativa será viabilizada por meio do Programa Mais Alfabetização, do Governo Federal.

O programa, regulamentado pela Portaria 142/2018, tem como objetivo fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes dos dois primeiros anos do ensino fundamental. O apoio técnico é realizado por meio da seleção de assistentes de alfabetização, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.

“Os assistentes vão trabalhar em parceria com a professora alfabetizadora do primeiro e segundo ano, dando suporte e apoio em sala de aula para garantir o direito de aprendizagem dos estudantes”, explica a supervisora pedagógica da SME, Flávia Camargo.

Em Poços de Caldas, estão sendo ofertadas 126 vagas para assistentes pedagógicos, que poderão ser preenchidas por alunos dos cursos de Magistério e Pedagogia do município, por meio de inscrição online. Para apresentar o programa e divulgar o processo seletivo foi realizada, na última terça-feira (17), uma reunião entre a equipe pedagógica da SME e os coordenadores dos cursos de Magistério das escolas estaduais Polivalente, David Campista e Escola Padrão, do Instituto Educacional São João da Escócia e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Processo seletivo
As inscrições para os estudantes de Magistério e Pedagogia que quiseram atuar como assistentes de alfabetização nas escolas municipais vão até 30 de abril.

A inscrição é online, por meio do endereço https://sites.google.com/view/maisalfabetizacao/página-inicial. No site, há ainda informações básicas sobre o programa e vídeos de orientação, além do formulário de inscrição. Cada assistente pode atuar em até quatro turmas, desde que tenha disponibilidade. O Governo Federal oferece uma bolsa mensal de R$ 150,00 por turma.

O processo seletivo será feito pela Secretaria Municipal de Educação, assim como o processo de formação inicial. O assistente deve auxiliar o trabalho do professor alfabetizador, conforme seu planejamento, para fins de aquisição de competências de leitura, escrita e matemática por parte dos estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação e as escolas já fizeram a adesão ao programa. O custeio é feito pelo Governo Federal, via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O Mais Alfabetização faz parte da Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017, para combater os baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

escola mamud

Todas as escolas da rede municipal terão assistentes de alfabetização