Você está em:

Sábado tem mutirão de limpeza no Jardim Bandeirantes

MUTIRÃO VILA RICA 3

Objetivo é retirar pneus, entulho e lixo de terrenos vagos

A parceria entre as Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, desta vez vai contar também com o apoio da Sedet, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, para a realização de mais um mutirão de limpeza. A ação será no próximo sábado, 21, a partir de 8 da manhã, no Jardim Bandeirantes.

O local escolhido foi uma demanda trazida pelos agentes de endemias, nas visitas de rotina. “É uma área que ainda está sendo loteada e com muitos terrenos vazios e que infelizmente têm sido usados para o descarte indevido de pneus, entulhos e lixo. Os agentes trouxeram essa situação e nós agendamos este mutirão que vai passar por estes terrenos e fazer a limpeza”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

O objetivo destas ações também é conscientizar os moradores sobre a necessidade de tirar do meio ambiente, materiais que acumulam água e se transformam em ambiente ideal para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e ckikungunya. “Trata-se de um trabalho de prevenção, difícil, pesado e fundamental para manter a população da cidade livre destas doenças”, disse o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

“Nós entendemos que esta é uma ação importantíssima, por isso somos parceiros e sempre que necessário, disponibilizamos veículos, caminhões e servidores para os mutirões”, comentou Thiago Biagioni, secretário de Serviços Públicos. Na ação de sábado também será utilizada uma retroescavadeira da Sedet. Este será o terceiro grande mutirão realizado este ano, com ações nos bairros São José, Jardim Contorno e Parque Esperança. Periodicamente são realizados mini mutirões, em áreas menores que também necessitam de limpeza.

LIRAa

Mais uma edição do LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, foi realizada na semana passada em Poços. Os agentes de endemias visitaram 3.500 imóveis de todas as regiões da cidade. O resultado de 1% no índice, classificou Poços com médio risco de epidemia.

No levantamento de janeiro, a cidade havia sido classificada com baixo risco. “Essas oscilações são esperadas tendo em vista que foi esta semana que a temperatura diminuiu, ou seja, depois da coleta para a pesquisa e nós ainda estamos no fim do período de chuvas. Não há motivos para preocupação porque a faixa de médio risco está entre 1 e 3,9 e nós estamos no índice mais baixo. O importante é manter a vigilância e as ações de prevenção”, esclareceu o coordenador da Vigilância Ambiental.

O LIRAa que antes era realizado três vezes ao ano, agora acontece quatro vezes em 12 meses, segundo orientações do Ministério da Saúde, de forma a ampliar e tornar mais constante o acompanhamento do índice de infestação do Aedes. As próximas edições serão realizadas em agosto e em outubro.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social