Professores da rede municipal conhecem exposições em cartaz no IMS

ims professores 04

Professores conheceram a exposição “Modernidades Fotográficas”

Professores da rede municipal de Ensino participaram, na última terça-feira (17), de um encontro com a equipe de formação do Instituto Moreira Salles. Eles puderam conhecer as exposições em cartaz no IMS, com visita guiada e reflexões que poderão servir como referência para o trabalho em sala de aula. O encontro é preparatório para a série de visitas com os alunos.

Participaram do encontro professores de disciplinas como geografia, história, língua portuguesa e artes. A Ação Educativa do Instituto Moreira Salles é a primeira do ano, dando início à temporada de visitações do primeiro semestre. “O encontro com os professores é um dos programas desenvolvidos pela área de educação do IMS e tem se firmado cada vez mais como um espaço de troca e de construção das visitas mediadas, no intuito de que elas sejam mais significativas para os alunos”, destaca a responsável pela área de Educação do IMS, Isabela Brasileiro.

Durante o período da manhã, os professores conheceram a exposição “Modernidades Fotográficas”, que retrata um Brasil em plena transformação, os anos dourados do Rio de Janeiro, época do primeiro surto industrial em São Paulo e da construção de Brasília. Já durante a tarde, os educadores puderam conhecer a mostra “Os Negativos das Thermas”, que constitui a documentação fotográfica encomendada pelo governo de Minas Gerais para o registro das obras de construção do parque José Affonso Junqueira.

“Neste encontro, os participantes puderam se aproximar da história do Instituto Moreira Salles e da área de educação, interagindo com a arquitetura, com o jardim e com as obras expostas. Num percurso dinâmico pelas exposições, os participantes puderam investigar as possíveis relações que as imagens podem ter com os conteúdos escolares”, explica Isabela.

O objetivo é construir práticas pedagógicas reflexivas, apropriadas ao contexto e à pesquisa de cada educador, a partir da vivência coletiva e dos repertórios individuais. O professor Lucas André Marciano, da Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, que participou do encontro durante o período da manhã, destacou que a iniciativa foi bastante enriquecedora para a prática pedagógica.

“Achei a experiência muito válida porque tivemos a oportunidade de conhecer antecipadamente a história das exposições e, dessa maneira, vamos poder acompanhar os alunos já com o planejamento todo feito, para otimizar o trabalho em sala de aula. Vamos primeiro preparar os estudantes para aquilo que vão conhecer na exposição e também conseguir realizar um trabalho mais satisfatório depois da visita. O encontro foi muito proveitoso, conseguimos realizar debates relevantes e levantar questões importantes. A Secretaria Municipal de Educação está de parabéns pela parceria com o Instituto Moreira Salles e eu fico muito feliz por fazer parte desse trabalho”, enfatiza o professor.

O Instituto Moreira Salles (IMS) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) firmaram parceria para a formação cultural dos estudantes e educadores da rede desde o início do ano passado. A parceria possibilitou que diversos programas educativos fossem realizados, beneficiando mais de 1.600 estudantes da rede municipal em 2017.

“Foram reflexões férteis, apontamentos e discussões construídas coletivamente no encontro que, sem dúvida, contribuirão com as visitas dos estudantes e com os desdobramentos pedagógicos nas escolas”, ressalta o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques.

As visitas monitoradas dos alunos da rede municipal de ensino às exposições do Instituto Moreira Salles terão início no dia 24 de abril.

ims professores 07

Professores e equipe do IMS discutiram encaminhamentos para o trabalho pedagógico, a partir das exposições