Atualização reúne profissionais da Atenção Básica e Assistência Farmacêutica

REUNIÃO SAÚDE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, fez a abertura do encontro

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 17, no auditório da UEMG, uma reunião com farmacêuticos e médicos da Atenção Básica. O encontro organizado pela CFT – Comissão de Farmácia e Terapêutica, foi aberto pelo Secretário Municipal de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

“Estes diálogos são essenciais para buscarmos alternativas e juntos, construirmos protocolos. É muito importante que todos participem destes processos que visam a melhoria constante dos atendimentos prestados, mesmo diante de tantas dificuldades. Desde outubro de 2017, o Governo do Estado não repassa os valores referentes à Assistência Farmacêutica e isso faz com que o Município assuma este custo. Ainda assim, não estamos tendo faltas de medicamentos e precisamos do trabalho de todos neste sentido”.

Em Poços, são 325 medicamentos padronizados, distribuídos nas quatro farmácias municipais, nos serviços de pronto atendimento da UPA e do Hospital Margarita Morales e nas Unidades Básicas de Saúde. “Esta atualização é necessária para compartilhamento de informações, organização do fluxo e a comunicação é fundamental neste processo. Inclusive é esta comunicação que pode fazer a diferença na relação entre médicos e pacientes, no entendimento de mudanças na utilização de determinados medicamentos e também na compreensão de que em alguns casos, mudanças de hábitos podem ser tão importantes em determinados tratamentos, quanto a prescrição medicamentosa”, explicou a médica da CFT, Ana Carolina Mignot Rocha.

“Nós temos estrutura, temos logística, estamos acompanhando o consumo médio mensal e por isso estamos trabalhando no sentido de evitar esse comportamento natural do paciente de estocar remédio em casa, tendo em vista, inclusive, o processo de informatização das farmácias municipais. Nossa meta é trabalhar o uso racional de medicamentos e todos os profissionais de saúde são essenciais neste processo. Ficamos felizes porque essa conduta transparente da nossa Comissão de Farmácia e Terapêutica foi bem recebida pelos participantes da reunião”, avaliou a responsável técnica da Assistência Farmacêutica, Yula Merola.

“Foi uma reunião extremamente importante e que faz com que os procedimentos de Atenção Básica sejam feitos de forma uniforme, padronizada e isso se reflete em um retorno mais rápido que pode ser dado ao paciente, gerando um atendimento cada vez melhor”, afirmou o médico Fernando Gomes Ferreira Oliveira, que atende na UBS São Bento.