Informatização chega à farmácia da Zona Leste

IMG_5699

Leitor com código de barras permite a formação de histórico de medicamentos dispensados

Um histórico dos medicamentos retirados pelos pacientes, melhor controle do estoque e estatísticas que poderão basear o trabalho da Assistência Farmacêutica de Poços: estes são os principais objetivos da informatização das farmácias municipais. A tecnologia integrada com leitor de código de barras já está sendo utilizada na Zona Leste, que atende em média, cerca de 3.800 receitas por mês.

Como parte da mudança os pacientes estão sendo orientados a sempre levar, juntamente com a receita médica, o Cartão SUS e se possuem o modelo antigo, precisam procurar a unidade básica de saúde onde normalmente são atendidos, para trocar pela versão com código de barras. “Estamos fazendo essa implantação gradativa até mesmo para facilitar o processo, as pessoas poderem se adaptar, atualizar seus cartões e isso não gerar problemas no atendimento, como tem ocorrido”, comentou Yula Merola, responsável técnica da Assistência Farmacêutica.

“O meu Cartão SUS eu sempre trago, mas hoje vim buscar um remédio pro meu filho e acabei não trazendo o dele. É bom saber da mudança, sempre venho aqui, porque tem menos fila e gosto do atendimento”, comentou Cleide Ribeiro, 37, auxiliar de limpeza.

A auxiliar administrativo Adriana Cátia de Freitas, que trabalha no local há quatro anos tem verificado benefícios na informatização. “A gente percebe que alguns medicamentos, como analgésicos por exemplo, as pessoas tomam muito e indiscriminadamente então este histórico vai permitir com que a gente também oriente essa pessoa sobre o consumo consciente de medicamentos. Esta semana uma senhora trouxe uma sacola cheia de remédios vencidos para descarte, isso é prejuízo e este controle na dispensação evita isso também, que as pessoas acumulem medicamento em casa”.

Desde março, a informatização está em funcionamento na farmácia da zona Oeste, onde são atendidas em média, 3.600 receitas por mês. A próxima unidade a receber a mudança é a zona Sul, onde são atendidas cerca de 6.400 receitas mensais no Hospital Margarita Morales e na sequência, a informatização chega à unidade Central, na Policlínica, local que dispensa a maior quantidade de medicamentos, com o atendimento médio mensal de 17.400 receitas.