Demutran desenvolve projeto de educação para o trânsito nas escolas

Colégio MUnicipal

Equipe do Demutran fará ações educativas nas escolas municipais

Tendo em vista a importância de conscientizar e educar os estudantes, que um dia serão também futuros condutores de veículos, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) desenvolve o projeto “Educação para o Trânsito”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O programa propõe ações – como palestras, diálogos e jogos – que serão desenvolvidas diretamente nas unidades escolares, para contribuir com a formação dos educandos. A proposta será agendada sempre às sextas-feiras e terá duração de uma hora.

Neste ano, o trabalho educativo terá foco em três questões específicas: travessia na faixa de pedestre, proibição de parada em fila dupla nas proximidades das escolas e uso do celular ao volante. “Nosso objetivo é conscientizar os pais, através dos filhos”, enfatiza a diretora do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes, Elaine Cristina Assunção.

A partir de maio, além do material de orientação, os estudantes vão receber também um talonário mirim. “Eles vão poder dar uma autuação moral para alertar os pais sobre a ocorrência de infrações”, destaca.

As escolas da rede municipal que tiverem interesse em receber o projeto devem se manifestar até a próxima segunda-feira (16), enviando email para smeducacaoprojetos@gmail.com, indicando o nome da unidade, período e número total de alunos direcionados para esta proposta.

“Essas ações de educação para o trânsito desenvolvidas pelo Demutran são fundamentais no processo de formação dos estudantes, já que eles atuam como multiplicadores das informações junto às famílias. Além disso, serão futuros condutores mais conscientes de seu papel, contribuindo para um trânsito mais humano e seguro”, destaca o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar da SME, Mario Augusto Marques.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 3697-5110.