Reiki começa a ser oferecido nas unidades básicas de saúde de Poços

REIKI 2

Neste mês, dez UBSs começam a oferecer as sessões

Teve início nesta quarta, 4, a aplicação de Reiki nas unidades básicas de saúde de Poços. Marciana Souza Isidoro, técnica em Administração de Empresas, foi uma das primeiras pacientes que recebeu a aplicação. “Eu travei a escápula e durante a sessão ela não tocou o meu corpo mas a sensação era a de que tinha tocado. Achei muito bom, muito relaxante”.

Outra paciente que conheceu o Reiki nesta quarta foi a costureira Luci Peçanha da Silva. Ela conta que sentiu alívio nas dores no braço, causadas pelos esforços repetitivos da profissão. “Foi bom demais, um alívio, relaxei muito. Vou fazer sempre”. “Os pacientes estão bem curiosos, procurando informações. É um complemento que a equipe de saúde passa a oferecer e a indicar a quem tiver interesse”, comentou a enfermeira Denise Lucas Araújo, da UBS Nova Aurora, que terá sessões de Reiki todas as terças, das 13h às 16h.

A introdução do Reiki nas UBSs faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas – PICs. Em Poços, voluntários farão as aplicações sem custo, nas unidades de saúde. “Um dos papéis do vereador é fazer uma articulação positiva para que bons projetos sejam realizados. O Eduardo junto com um grupo de voluntários apresentou o projeto e eu o levei até a Secretaria de Saúde que aceitou a sugestão e hoje ele começa a ser colocado em prática”, disse o vereador Gustavo Bonafé. “O Reiki tem duas funções que são o auto equilíbrio e a ajuda ao próximo. Então, este projeto aumenta a possibilidade de auxílio, de gerar bem estar, ao mesmo tempo em que permite a experiência prática e isso é impagável”, afirmou o terapeuta vibracional e professor de Reiki, Eduardo Fernando da Fonseca, um dos responsáveis pela iniciativa de voluntariado.

O secretário de Saúde Carlos Mosconi acompanhou os primeiros atendimentos prestados na UBS Nova Aurora. “A gente visa com isso, mais benefícios aos pacientes. A medicina precisa se modernizar, se atualizar e nós estamos atentos a isso, tanto que Poços é pioneira no Estado de Minas, com a introdução desta prática pelo SUS”.

Até o momento, nove voluntários já assinaram o termo de voluntariado e outros três integrarão o trabalho nos próximos dias. Interessados em colaborar podem se inscrever pelo site www.reiki.conhecendo.com.br/voluntariado. É necessário ter mais de 18 anos, ter realizado o curso presencial de Reiki Usui e ter disponibilidade para atender em Poços.

O Reiki

É uma prática de imposição de mãos que visa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral.

A prática do Reiki leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistemas nervoso, cardíaco e imunológico. Auxilia no estresse, depressão e ansiedade. Além disso, estudos já relatam os efeitos positivos sobre a dor crônica. Para ter acesso as sessões de Reiki, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para se informar sobre os dias e horários do atendimento. Neste mês, dez unidades já terão a oferta das sessões. As unidades que não receberem os voluntários neste primeiro momento, poderão encaminhar os pacientes para a unidade mais próxima.