Posse responsável de animais é tema de ações da Vigilância Ambiental

EDUCAÇÃO AMBIENTAL SHOPPING

Equipe levou os mascotes do CCZ para evento no shopping Poços de Caldas e aproveitou para falar sobre a posse responsável e as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde

Cuidar de um animalzinho exige dedicação, paciência e a consciência de que ele vai ter um tempo de vida que pode chegar a 16 anos. Falar sobre estes aspectos significa divulgar a importância da posse responsável, que evita o abandono.

O tema representa uma série de ações realizadas pela Vigilância Ambiental com o objetivo de orientar a população. Neste final de semana, a equipe participou de um evento realizado no Shopping Poços de Caldas. Juntamente com os mascotes gigantes do CCZ, o Centro de Controle de Zoonoses, houve panfletagem, esclarecimento de dúvidas e divulgação de iniciativas do Projeto Melhor Amigo, implantado em Poços, em dezembro do ano passado.

“Divulgamos o Espaço Animal para recreação no Parque Municipal, falamos sobre o Programa Municipal de Castração, que já cadastrou mais de dois mil animais e já castrou mais de 1.100 e abordamos também a importância da posse responsável, de que um animal não é um brinquedo e não é descartável, é um compromisso que nós assumimos. Foi muito bom e conseguimos chamar a atenção das crianças, com os nossos mascotes”, contou Aretha Carneiro Corrêa, educadora ambiental.

“Todas estas ações educativas complementam o Projeto Melhor Amigo, cuidadosamente pensado com o objetivo de atender a causa animal em um ciclo que inclui controle de natalidade, encaminhamento de animais sem lar e a posse responsável, para tentar evitar ou pelo menos diminuir os casos de abandono”, avaliou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Além de participar de eventos, a equipe da Vigilância Ambiental também leva atividades de conscientização a empresas e escolas. Uma parceria com a Secretaria de Educação permitiu realizar o projeto em mais de 10 escolas de Poços, em 2017. As escolas, associações ou empresas interessadas em receber a atividade sobre posse responsável de animais podem entrar em contato pelos telefones 3697-5952, na Vigilância Ambiental, ou 3697-5110, no setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação.