Você está em:

Projeto resgata história do Country Club

voce é pocos country (21)

Professores participaram de vivência do roteiro “Que clube é esse?”

Já começou mais uma viagem rumo à história da nossa cidade: é o 3º roteiro do projeto de educação patrimonial “Você é Poços”. Professores de escolas municipais e de unidades do PMJ participaram, nesta quinta-feira (22), de uma vivência do roteiro “Que clube é esse?”, que tem como cenário o espaço do Country Club. O objetivo é resgatar o local como ponto estratégico de lazer, atividade física e de convivência, fomentando a preservação do patrimônio histórico material e imaterial.

Acompanhados pela arte-educadora Daniela Marco Antonio Alvisi e pelas educadoras Aniele Dias de Lima e Marília Rossi, os professores tiveram a oportunidade de conhecer, passo a passo, o roteiro que será realizado com os alunos a partir do dia 11 de abril.

A visita foi guiada pelos servidores Ailton Santana, o Mestre Bucha, da Secretaria Municipal de Turismo, e pelo administrador do Country Club, Darlei Jorge dos Santos. O roteiro começa no Casarão, passando pelo local onde funcionava o Museu Histórico e Geográfico, piscinas, ilha e parque infantil.

A arte-educadora Daniela Alvisi destaca que o 3º roteiro é bastante diferente dos dois anteriores. “Viemos para este espaço para recuperar sua história e conhecer como as várias gerações utilizaram o local. Desta forma, a prática artística foi substituída por uma prática esportiva, que vai recuperar também as brincadeiras antigas”, informa. A proposta é que, a partir da vivência, os professores que acompanharão as turmas nas visitas possam desenvolver um trabalho com os alunos, com desdobramentos de ações de educação patrimonial nas escolas.

“Fiquei muito honrado com o convite. Esse projeto é muito relevante porque traz vida para o Country Club. Com a visita, as crianças vão poder conhecer o local e, quem sabe, convidar toda a família para que também utilize o espaço. E o mais importante é que serão visitantes com consciência de preservação”, ressalta Mestre Bucha.

Já o administrador do Country Club, Darlei Jorge dos Santos, que têm 40 anos de serviços prestados ao município, relembrou curiosidades sobre o Country Club, como a visita de ex-presidentes da República, da Seleção Brasileira de Futebol de 1958 e de atletas como a vitoriosa tenista Maria Esther Bueno.

O projeto
O “Você é Poços!” é uma proposta intersecretarial com roteiros mediados de visitação que enfocam, especialmente, a ressignificação histórica de patrimônios arquitetônicos do município e a busca por um sentido de pertencimento. Integram o projeto as secretarias municipais de Educação, Cultura, Planejamento, Esportes, Promoção Social e Turismo. Em 2017, foram atendidos 1.520 estudantes de 25 escolas da rede municipal de ensino. O primeiro roteiro “Acordes da Memória” contemplou Thermas Antônio Carlos e Museu Histórico e Geográfico. Já o segundo roteiro “Do Cassino à Estação” visitou o Espaço Cultural da Urca e a Estação Mogyana.

O terceiro roteiro “Que clube é esse?” terá início em 11 de abril, com visitas realizadas às quartas-feiras, em dois horários (manhã e tarde), com encerramento em 13 de junho. O projeto tem a parceria da Auto Omnibus Circullare, que oferece transporte aos alunos até os locais de visitação.

voce é pocos country 15

Projeto resgata importância histórica do local

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social