Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos retiram cinco toneladas de lixo da zona Sul

MUTIRÃO ZONA SUL

Limpeza passou por ruas dos bairros Jardim Contorno e Parque Esperança

Embalagens vazias, pneus, tábuas, móveis e eletrodomésticos velhos: são materiais que ao ar livre acumulam água e se transformam em ambiente ideal para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e da febre amarela urbana, esta última sem registros confirmados no Brasil há mais de 70 anos. Cerca de cinco toneladas de lixo e entulho foram retirados de ruas dos bairros Jardim Contorno e Parque Esperança, na zona Sul de Poços. Os moradores da região acompanharam a ação realizada na manhã do sábado, 17, e elogiaram o trabalho. “O mutirão é bom demais, porque a limpeza é importante”, disse o aposentado Nivaldo Caiana. “Muita gente vem e joga lixo aqui à noite e a gente não vê quem é, então esse trabalho é fundamental”, complementou o mecânico Luiz Roberto do Nascimento.

Mini mutirões foram realizados durante a semana passada, para retirar lixo e entulho de residências. Por isso, o foco do mutirão de sábado foi a limpeza de terrenos vazios. “O trabalho é fruto de uma parceria entre as secretarias de Serviços Públicos e de Saúde que desde o ano passado tem possibilitado a realização destes mutirões. Nós disponibilizamos veículos, caminhões coletores e nossos servidores para este trabalho importante não só no período de chuva mas durante o ano todo, com o objetivo de deixar a nossa cidade sempre limpa e bem cuidada”, disse o secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni.

A exemplo do que ocorreu no final de janeiro, quando um mutirão de limpeza retirou 12 toneladas de lixo e entulho do bairro São José, a escolha da área para a ação do último sábado também foi baseada no resultado do LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti. A pesquisa realizada em 3.500 imóveis de todas as regiões da cidade, manteve Poços abaixo de 1% no índice de classificação do Ministério da Saúde, faixa considerada com baixo risco de epidemia. Mas apontou dois pontos com maiores riscos de infestação, a central e a centro-sul. O próximo levantamento será realizado em abril. “O Ministério da Saúde alterou a partir deste ano os procedimentos do LIRAa, aumentando de três para quatro, o número de pesquisas anuais. Então, teremos o levantamento em janeiro, abril, agosto e outubro. A alteração vai nos possibilitar monitorar a situação do município com mais periodicidade e adotar medidas preventivas cada vez mais assertivas”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.
O secretário de Saúde Carlos Mosconi esteve sábado, na zona Sul, acompanhando o mutirão de limpeza. “Esta é uma iniciativa valiosíssima e nós temos que reconhecer a disposição dos nossos servidores, da Saúde e dos Serviços Públicos, que se unem para fazer este trabalho que é importantíssimo para a população. É necessário que as pessoas se conscientizem para fazer o descarte correto dos materiais, já que a Prefeitura disponibiliza diversos serviços para isso”, disse Mosconi.

Limpeza e Fiscalização Permanentes
Para o recolhimento de móveis, eletrodomésticos, tábuas de madeira e outros materiais do tipo, o serviço ‘cata-treco’ da secretaria de Serviços Públicos, deve ser acionado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, pelos telefones 3697-2073 (zona Oeste e Centro), 3697-2188 (zona Leste) e 3697-2319 (zona Sul), lembrando que o atendimento é agendado. Já o caminhão da coleta seletiva circula de segunda a sábado, por todos os bairros da cidade. Nos números de agendamento do ‘cata´treco’, é possível se informar sobre o dia em que a coleta seletiva passa em cada bairro. Denúncias para fiscalização e limpeza podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal de Saúde, no 0800-283-0324, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ligação gratuita.

SECRETÁRIO E EQUIPE MUTIRÃO ZONA SUL

Secretário de Saúde Carlos Mosconi acompanhou o mutirão realizado sábado