Saúde Bucal e Faculdade Pitágoras levam ações de prevenção às crianças da zona Oeste

Atividades educativas e de orientação tiveram início na Escola Municipal Wilson Hedy Molinari

Bob Corrosão, Tonho Placa e Ary Bafo são personagens indesejados da Dentolândia e que podem ser combatidos com a higiene bucal correta, sempre após as refeições e antes de dormir. A história lúdica foi criada pela turma de estudantes de Odontologia do 5º período da Faculdade Pitágoras. Todos eles são estagiários do setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde e como parte do trabalho, começaram nesta sexta, 16, as atividades de orientação. “A ideia foi criar uma história mais didática e que pudesse fixar na cabeça das crianças, a importância da saúde bucal”, contou Igor Mendes dos Santos, futuro dentista.
A primeira instituição a ser visitada foi a Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. Além de ´viajar´ pelo universo da Dentolândia, as crianças aprenderam que é muito importante escovar os dentes e também a língua. O cachorro de pelúcia Cacá ajudou a turma de universitários a fazer a demonstração. Depois da aula, as crianças trocaram a sala pelos banheiros, para colocar em prática tudo o que ouviram, na escovação supervisionada. “Gostei, foi muito legal”, disse animada a pequena Giovana Oliveira Costa, de 4 anos.
Na escola Wilson Hedy Molinari, 110 crianças serão atendidas pelo projeto. “Para nós é ótimo, porque as crianças gostam muito e precisam desse atendimento. Ficamos muito felizes da nossa escola ser contemplada com as atividades”, disse a vice-diretora Aurea Cristina Mendes Nogueira.
O projeto tem como público-alvo, crianças com até oito anos de idade. “Eu penso em seguir na pediatria porque o futuro da saúde bucal depende de um bom profissional de odontologia, além do cuidado dos pais. Poder ensinar algo que a gente aprende com tanto amor e carinho é muito importante. O estágio ajuda a gente e as crianças também e esta troca é muito prazerosa”, comentou Rafaela Santos de Oliveira, estudante de Odontologia.
Outras duas unidades da zona Oeste também serão beneficiadas com as ações: o Centro de Educação Infantil Professor Millo Carli Mantovani e o PMJ – Programa Municipal da Juventude. “A finalidade é ampliar as ações de prevenção na zona Oeste, dentro do PSE – Programa Saúde na Escola, por meio de uma programação que inclui iniciativas educativas e de promoção de saúde. O SUS representa um campo de estágio muito rico e todos ganham neste processo”, avaliou a Dra. Cristiane Costa Silva, coordenadora do serviço de Saúde Bucal de Poços.