Prevenção de acidentes com escorpiões é tema de capacitação da Vigilância Ambiental

MANEJO ESCORPIÃO

Secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, abriu a capacitação realizada na Associação Médica

Com o objetivo de prevenir acidentes com escorpiões e preparar multiplicadores de informação para atender a população, a Vigilância Ambiental realizou nesta quarta, 14, uma capacitação para manejo de escorpião.

O secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva abriu o encontro, que aconteceu na Associação Médica de Poços. “Vocês que estão aqui hoje serão os multiplicadores desta informação, tanto para os outros agentes de endemias, quanto para a população atendida nas visitas que vocês fazem. É um compromisso dessa gestão investir na melhoria contínua dos serviços prestados e por isso nós pedimos que vocês também tragam as suas demandas de acordo com o dia a dia do trabalho, para a realização de outras capacitações a exemplo desta”, disse.

Participaram 14 agentes de endemias. “As pessoas realmente reclamam de terrenos baldios. A partir de agora teremos mais preparo para atender e dar as informações corretas”, afirmou Analice de Oliveira. “Estou há um mês como agente de endemias então pra mim vai ser ainda mais útil”, complementou Mauro Augusto Pereira.

“Neste primeiro encontro nós apresentamos as características dos escorpiões mais comuns aqui da nossa região, que são o Amarelo e o Marrom. Como prevenir o aparecimento e como proceder em caso de contato com o animal, além dos riscos oferecidos ao ser humano. Como não existe controle químico, o manejo é por medidas preventivas, como o acondicionamento adequado do lixo e o telamento de ralos e das entradas das residências. Em um segundo momento, haverá uma capacitação prática para demonstrar os cuidados necessários para o manejo”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental fazem busca ativa e atendem a solicitações feitas pela Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800 – 283 – 0324, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ligação gratuita. Acúmulo de lixo, entulho e restos de alimento são situações que favorecem o aparecimento de escorpiões, já que pequenos insetos como baratas, são o principal alimento deles. É muito importante evitar o contato direto com o animal. Se a pessoa for picada por escorpião, a recomendação é procurar a unidade de pronto atendimento mais próxima e o mais rápido possível, para receber os cuidados necessários. Os escorpiões capturados são encaminhados a Secretaria Estadual de Saúde em Belo Horizonte, para a produção do soro antiofídico.

Segundo o Sistema Nacional de Agravo de Notificação, em Poços, em 2016, foram 29 registros de acidentes com escorpião; em 2017, foram 32 e neste ano, um caso registrado até o momento.