Prefeito e Secretário de Saúde prestam contas da verba do Carnaval destinada ao setor em 2017 e anunciam ações para 2018

DSC_2096

Consultas oftalmológicas, continuidade do mutirão de ultrassom, escleroterapia com espuma e cirurgias são os procedimentos previstos para este ano com o recurso extra

Em entrevista coletiva, realizada na manhã desta quinta-feira 15, no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo, foi apresentada a prestação de contas referente à verba do Carnaval, que foi destinada para a Saúde em 2017. Com o valor de R$ 500 mil reais repassados, foram feitas em 2017, 674 cirurgias. Destas, 605 foram cirurgias de catarata, e outras 69 cirurgias foram de otorrino, ortopedia e geral. “As dificuldades são grandes mas mantendo esse compromisso, iremos destinar todas as verbas que estiverem disponíveis para a saúde e sempre mostrar para a população o impacto positivo que isso gera nos atendimentos”, afirmou o prefeito.

O secretário de Saúde Carlos Mosconi falou das possibilidades que mais recursos trazem à pasta que vive uma crise financeira por conta da dívida do Governo de Minas com o setor, que já ultrapassa os R$ 20 milhões. “Esta foi uma grande responsabilidade que nós recebemos no ano passado e é com muita alegria que nós fazemos esta prestação de contas. Apesar de todas estas dificuldades financeiras, estamos reativando serviços parados há anos. Ontem, 14, estive na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte, relatei esta situação que é a mesma enfrentada por muitos outros municípios e estamos em busca de resposta e de solução. Temos a previsão de muito trabalho para este ano e esperamos que ele seja ainda melhor do que foi 2017”, disse Mosconi.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, a verba de R$ 500 mil do Carnaval de 2018 também foi transferida para a Saúde que já definiu as ações para utilização dos recursos. “Pretendemos zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas que é grande, vamos continuar o mutirão de ultrassom que começou no ano passado, já demos início à escleroterapia com espuma, técnica introduzida pelo doutor Mosconi de forma pioneira aqui na nossa rede pública e vamos realizar os mutirões de cirurgias nos dois hospitais. Quero registrar o nosso agradecimento à Câmara Municipal, aos Hospitais Santa Casa e Santa Lúcia, ao Cismarpa e também ao Conselho Municipal de Saúde que têm nos apoiado em todas as ações”, disse o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

“A saúde é um problema que de fato atinge a população. Quero parabenizar o prefeito, os secretários de saúde e a todos os envolvidos por esse comprometimento, porque a gente sabe a falta que os recursos estaduais estão fazendo. Contem com apoio do Legislativo para ações neste sentido”, declarou o vice-presidente da Câmara, Lucas Arruda, acompanhado dos vereadores: Álvaro Cagnani e Lígia Podestá. Também estiveram presentes, além de representantes de diversos órgãos da imprensa, os secretários: de Administração, Ana Alice de Souza; de Defesa Social, Marcos Tadeu Sala Sansão; de Educação, Flávia Vivaldi; de Governo, Celso Donato; de Turismo, Ricardo Fonseca; o Procurador Geral do Município, Fábio Camargo de Souza; além de representantes da Santa Casa e do Cismarpa, entre outros servidores.

Números de 2017

No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 1.919 cirurgias, incluindo os procedimentos de oftalmologia feitos pelo Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto do Rio Pardo e as cirurgias nos hospitais Santa Casa e Santa Lúcia. Destes, 54,36% foram realizados com recursos do município, 1,22% com recursos do Estado e 44,42% com recursos federais. Também no ano passado foram feitos 1.181 exames de ultrassom, com recursos somente do município.