Zona Sul recebe mutirão contra o Aedes no sábado

MUTIRÃO SÃO JOSÉ 6

Última ação realizada no bairro São José, retirou 12 toneladas de lixo e entulho

Moradores dos bairros Jardim Contorno e Parque Esperança vão receber o mutirão de limpeza no próximo sábado, 17. A ação é fruto de mais uma parceria das secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos.

A exemplo do que ocorreu no final de janeiro, quando um mutirão de limpeza retirou 12 toneladas de lixo e entulho do bairro São José, a escolha da área para a ação de sábado também foi baseada no resultado do último LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti.

A pesquisa em 3.500 imóveis de todas as regiões da cidade, manteve Poços abaixo de 1% no índice de classificação do Ministério da Saúde, faixa considerada com baixo risco de epidemia. Mas em contrapartida, apontou dois pontos com maiores riscos de infestação, a central e a centro-sul. “Os dois bairros são grandes para a realização do mutirão em um único dia, por isso vamos realizar o trabalho em áreas destes bairros com maior infestação, conforme mostrado no levantamento”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

O mutirão vai passar por terrenos vazios dos bairros, para recolher lixo, especialmente garrafas, embalagens vazias e pneus, possíveis criadouros do mosquito. O Aedes transmite dengue, zika, chikungunya e a febre amarela urbana, esta última sem registros confirmados no Brasil há mais de 70 anos.