Saúde descarta intoxicação em crianças atendidas pelo PMJ e piscina será reaberta na quinta

piscinas João Monteiro (21)

Atividades do Programa retornam nos próximos dias

Investigação feita pelas Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, dentro do protocolo de DTA – Doença Transmitida por Alimento e Água, descartou intoxicação nas 11 crianças atendidas no Hospital Municipal Margarita Morales, na tarde da quarta-feira, 7.

As crianças passaram mal, após participarem das atividades de início das aulas de natação do PMJ – Programa Municipal da Juventude, no Complexo Aquático do Centro Educacional João Monteiro, antigo Sesi, localizado na região Sul da cidade. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a Educação, só foi possível após trabalhos de limpeza e manutenção da piscina externa do complexo.

Cerca de 250 crianças participaram da atividade. Horas depois, 11 delas deram entrada no Hospital Margarita Morales, também na zona Sul, com desânimo, cefaleia, dor abdominal e náuseas. Todas foram atendidas e liberadas no mesmo dia. Análises de amostras de água dos bebedouros e da piscina, foram coletadas tanto pela Secretaria Municipal de Saúde quanto pelo DMAE, o Departamento Municipal de Água e Esgoto. A água para ingestão está dentro dos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, sem qualquer alteração. Já para a água da piscina não existe padrão de potabilidade, mas as análises descartaram a possibilidade de intoxicação exógena por cloro.

Amostras dos alimentos servidos no evento, foram encaminhadas para análise pela empresa responsável e o resultado ainda não foi liberado. Apesar disso, pelos sintomas relatados pelas crianças e pelas análises das águas, as Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária descartaram a possibilidade de intoxicação exógena por alimento, reforçando a hipótese de insolação, diagnóstico apontado pela equipe médica que atendeu as crianças. A coordenadora pedagógica do PMJ no Caic, Ligia Podestá, reforça que todas as crianças foram acompanhadas. “Estive no Hospital na quarta-feira, conversei com todas as crianças para verificar o que houve, já que todas foram acompanhadas da mesma forma durante as atividades. Felizmente, foi um mal estar individual e as análises demonstram que não houve nada mais grave”.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Wellington Guimarães, a piscina será reaberta na próxima quinta, 15. “Nós, representantes da Secretaria de Esportes, vamos nos reunir com representantes da Secretaria de Educação e com os pais das crianças atendidas pelo PMJ João Monteiro nesta quarta, para falar sobre o que houve, tranquilizá-los e na quinta, retomamos as atividades do programa, como os pais e as crianças tanto esperam”.